Continua após publicidade

Uso de máscara no transporte público volta a ser obrigatório na capital

Medida vale a partir deste sábado (26) apenas para a cidade de São Paulo, mas governo recomenda que outros municípios também adotem a obrigatoriedade

Por Hyndara Freitas
Atualizado em 24 nov 2022, 15h26 - Publicado em 24 nov 2022, 15h26

O uso de máscara no transporte público voltará a ser obrigatório na cidade de São Paulo a partir deste sábado (26), decidiram a Prefeitura e o governo estadual.

A princípio, a obrigação vale apenas para a capital, mas o governo recomendou que a medida seja seguida pelos demais municípios. A regulamentação da medida será formalizada em decreto que será publicado nesta sexta (25).

+ Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023

A decisão segue recomendação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde – grupo de especialistas que substituiu o antigo Comitê Científico e que faz análises técnicas para embasar decisões de saúde do governo. Na última quinta-feira (23), o grupo destacou que a cidade tem tido aumento de casos de Covid-19, e que nos últimos 14 dias houve crescimento de 156% e 97,5% de internações em leitos de enfermaria e unidades de terapia intensiva (UTIs), com uma média de 400 novas internações diárias.

Continua após a publicidade

O conselho também observou que a maior parte das internações se dá na região metropolitana, mas houve crescimento de novas internações e ocupação de leitos de UTI também no interior e litoral, além do afastamento de profissionais de saúde por conta da contaminação por Covid. Outro ponto de atenção é o surgimento de novas subvariantes da Ômicron no estado, como a BQ1.

Além do uso de máscara, o governo também recomenda que todas as pessoas com mais de 18 anos completem seu esquema vacinal, porque há 10 milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e sete milhões sem a segunda dose de reforço. É possível tomar as vacinas em todas as UBSs e AMAs da cidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.