Uso de máscara no transporte público volta a ser obrigatório na capital
Medida vale a partir deste sábado (26) apenas para a cidade de São Paulo, mas governo recomenda que outros municípios também adotem a obrigatoriedade
O uso de máscara no transporte público voltará a ser obrigatório na cidade de São Paulo a partir deste sábado (26), decidiram a Prefeitura e o governo estadual.
A princípio, a obrigação vale apenas para a capital, mas o governo recomendou que a medida seja seguida pelos demais municípios. A regulamentação da medida será formalizada em decreto que será publicado nesta sexta (25).
+ Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023
A decisão segue recomendação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde – grupo de especialistas que substituiu o antigo Comitê Científico e que faz análises técnicas para embasar decisões de saúde do governo. Na última quinta-feira (23), o grupo destacou que a cidade tem tido aumento de casos de Covid-19, e que nos últimos 14 dias houve crescimento de 156% e 97,5% de internações em leitos de enfermaria e unidades de terapia intensiva (UTIs), com uma média de 400 novas internações diárias.
O conselho também observou que a maior parte das internações se dá na região metropolitana, mas houve crescimento de novas internações e ocupação de leitos de UTI também no interior e litoral, além do afastamento de profissionais de saúde por conta da contaminação por Covid. Outro ponto de atenção é o surgimento de novas subvariantes da Ômicron no estado, como a BQ1.
Além do uso de máscara, o governo também recomenda que todas as pessoas com mais de 18 anos completem seu esquema vacinal, porque há 10 milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e sete milhões sem a segunda dose de reforço. É possível tomar as vacinas em todas as UBSs e AMAs da cidade.