Turista de SP morre em desabamento de teto de Igreja de São Francisco em Salvador

Giulia Panchoni Righaetto, de 26 anos, estava visitando local quando parte do teto desabou; outros cinco ficaram feridos

Por Carolina Farias
Atualizado em 5 fev 2025, 18h15 - Publicado em 5 fev 2025, 18h10
Interior da Igreja de São Francisco, em Salvador
Interior da Igreja de São Francisco, em Salvador (Luana Machado/Veja SP)
Continua após publicidade

Parte do teto da Igreja de São Francisco, no Pelourinho, região central de Salvador, desabou e deixou e uma pessoa morta e cinco feridas na tarde desta quarta-feira (5). A vítima fatal Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, que era de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a igreja foi construída entre os séculos XVII e XVIII. Ela também é considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. A igreja é anexa à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, outro monumento histórico de Salvador.

A construção é um dos principais pontos turísticos de Salvador, sendo conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado com ouro. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil da Bahia investiga a morte da turista. Giulia estava visitando a igreja quando o teto da basílica desabou.

Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhados para uma unidade de saúde local. De acordo com a polícia, todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.

Continua após a publicidade

Cerca de 30 bombeiros militares de diversas unidades operacionais, além de duas ambulâncias do 12º BBM atuaram no desabamento.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) começou a periciar o local e os laudos serão essenciais para esclarecer as causas do acidente, informou a polícia.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.