Clique e assine por apenas 6,90/mês

Rede de trens deve ligar São Paulo a cidades do interior

Governo do estado vem realizando testes dos possíveis trajetos, como um que chegará até a Baixada Santista

Por Guilherme Queiroz - Atualizado em 3 Jul 2019, 13h02 - Publicado em 3 Jul 2019, 12h10

O governador João Doria divulgou em seu perfil no Facebook na segunda-feira (1º) informações sobre a rede de trens que deve ligar São Paulo a cidades como Americana, Sorocaba, Santos e a região do Vale do Paraíba.

Nas últimas semanas, foram realizados testes no trecho que ligaria até a Baixada Santista. Em 18 de junho, uma locomotiva partiu da estação da Luz, na região central da capital, e seguiu ao litoral, parando no terminal de navios de cruzeiros de Santos. Na quarta-feira (26), outro trem testou o percurso, desta vez saindo da estação de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André.

Procurada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que as viagens foram feitas para “analisar tecnicamente as condições dos trilhos, a descida pela Serra do Mar e o tempo de viagem”.

Segundo a pasta, a etapa mais avançada do projeto estaria entre São Paulo e Americana. “A secretaria está em tratativas com o governo federal desde janeiro para estabelecer um cronograma em relação à cessão da ferrovia entre Jundiaí e Americana, pois o percurso pertence à União”, informou o órgão (o trecho que parte da capital até Jundiaí já é operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, estatal).

Continua após a publicidade

O objetivo é que a parceria público privada da iniciativa chamada de TremInterCidades seja colocada à disposição de investidores privados até o fim deste ano. “Gradativamente, faremos com que modais alternativos de transporte sejam cada vez mais utilizados nos deslocamentos pelo estado”, informou Doria pelo Facebook, sobre o projeto que é uma de suas promessas de campanha.

Publicidade