Torcedor de futebol é condenado por comentários racistas em rede social
Pena foi fixada em dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade
Um torcedor de futebol foi condenado pela 21ª Vara Criminal Central da Capital por prática de preconceito de cor e raça. O homem fez comentários racistas em uma notícia que informava que o Corinthians receberia jogadores refugiados. De acordo com os autos, ele teria escrito: “só tem preto” e “escureceu ainda mais a torcida.” Seu nome não foi revelado pela nota, divulgada pelo Tribunal, sobre o caso.
A pena estipulada para o torcedor foi de dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período da condenação e pagamento de dois salários mínimos, com preferência para instituições destinadas ao combate do preconceito racial.
Em sua defesa, o réu disse que tem amigos negros e que sua esposa também é negra, o que gerou a seguinte réplica da juíza Renata William Rached Catelli: “ Essa é a defesa usual de pessoas acusadas de racismo, como se isso os isentasse de atitudes racistas. O réu está sendo julgado por uma postagem racista, não por seu comportamento diário.”