Continua após publicidade

TJSP mantém exclusão de vídeos do YouTube com fake news sobre Covid

Conteúdos foram publicados por professor de geografia da USP; nos vídeos, ele se posicionava contra as vacinas e contra o uso de máscaras

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jul 2022, 15h24 - Publicado em 4 jul 2022, 11h41
Vacinação de crianças indígenas na UBS Aldeia Jaragua Kwaray Djekupe
Campanha de vacinação. (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou um recurso e manteve a exclusão de vídeos publicados no YouTube pelo professor da USP Ricardo Augusto Felício, nos quais ele se posiciona contra o uso de máscaras e traz informações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19.

+ Instituto Luisa Mell resgata cachorros em mansão da “Mulher da Casa Abandonada”

A plataforma excluiu os conteúdos sob a alegação de que Felício infringiu os termos de uso, já que é proibido o “envio de conteúdo que dissemine informações médicas incorretas que contrariem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou das autoridades locais de saúde sobre a Covid-19″. Nos vídeos, ele falava que o máscara seria dispensável e que as vacinas seriam prejudiciais.

O professor, que dá aulas no departamento de Geografia da USP e tem 160 mil inscritos no YouTube, ajuizou uma ação na Justiça visando reverter a exclusão, alegando que foi censurado. Entretanto, ele perdeu tanto em primeira quanto segunda instâncias. A decisão do TJSP foi publicada no dia 30 de junho.

Continua após a publicidade

Para o relator do caso no tribunal, o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner, a conduta praticada pela plataforma não pode ser considerada censura, “mas sim aplicação de sua política interna a que o autor tomou a decisão de se submeter uma vez que se cadastrou na plataforma, podendo, caso assim entenda, veicular o seu conteúdo em outra plataforma digital que não tenha tais diretrizes, respondendo por eventual excesso que praticar”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.