TJSP mantém exclusão de vídeos do YouTube com fake news sobre Covid
Conteúdos foram publicados por professor de geografia da USP; nos vídeos, ele se posicionava contra as vacinas e contra o uso de máscaras
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou um recurso e manteve a exclusão de vídeos publicados no YouTube pelo professor da USP Ricardo Augusto Felício, nos quais ele se posiciona contra o uso de máscaras e traz informações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19.
+ Instituto Luisa Mell resgata cachorros em mansão da “Mulher da Casa Abandonada”
A plataforma excluiu os conteúdos sob a alegação de que Felício infringiu os termos de uso, já que é proibido o “envio de conteúdo que dissemine informações médicas incorretas que contrariem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou das autoridades locais de saúde sobre a Covid-19″. Nos vídeos, ele falava que o máscara seria dispensável e que as vacinas seriam prejudiciais.
O professor, que dá aulas no departamento de Geografia da USP e tem 160 mil inscritos no YouTube, ajuizou uma ação na Justiça visando reverter a exclusão, alegando que foi censurado. Entretanto, ele perdeu tanto em primeira quanto segunda instâncias. A decisão do TJSP foi publicada no dia 30 de junho.
Para o relator do caso no tribunal, o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner, a conduta praticada pela plataforma não pode ser considerada censura, “mas sim aplicação de sua política interna a que o autor tomou a decisão de se submeter uma vez que se cadastrou na plataforma, podendo, caso assim entenda, veicular o seu conteúdo em outra plataforma digital que não tenha tais diretrizes, respondendo por eventual excesso que praticar”.
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Quem é Sandra Regina Ruiz Gomes, a namorada de Suzane Richthofen na cadeia
Casa Allamanda, mix de bistrô e padaria, é um achado no Alto de Pinheiros





