Continua após publicidade

Tatuzão da linha 2-Verde será maior do que o usado na linha 4-Amarela

Equipamento será fabricado na China e deve chegar ao Brasil em 2023

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 Maio 2022, 19h00

O novo tatuzão a ser usado para perfurar os túneis da linha 2-Verde do Metrô será maior do que o que foi empregado para a linha 4-Amarela. O equipamento será fabricado na China deve chegar ao Brasil em 2023.

+Falso entregador usava mochila para guardar itens roubados

A máquina Shield, como é tecnicamente conhecida, terá 100 metros de comprimento e a roda de corte –usada para abrir os túneis– terá 11,65 metros de diâmetro, maior do que os 10,58 metros de diâmetro do tatuzão que foi usado na linha 4-Amarela.

A máquina consiste em uma estrutura que perfura a terra, a remove do local e, ao mesmo tempo, instala anéis de concreto. Ela será usada para cavar 8km de túneis da região da Vila Prudente até a Penha.

O projeto de ampliação da linha 2-Verde prevê um total de oito estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Quando estiver pronta (a previsão é 2026), deve se tornar a maior linha de metrô em extensão da cidade, com 23km, já que irá da Penha (zona leste) até a Vila Madalena (zona oeste).

Continua após a publicidade

+Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua

A conclusão da obra deve acrescentar ao menos 300 mil novos passageiros à linha 2-Verde, fazendo com que a circulação passe para 1,3 milhão, e facilitará o acesso dos moradores da zona leste à Paulista e zona sul da cidade. Ela terá conexões com outras seis linhas: 1-Azul; 3-Vermelha; 4-Amarela; 5-Lilás; 15-Prata; e 11-Coral.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.