“Pinóquio: uma Bela Arte” agrada a criançada
Exposição interativa fica em cartaz no Sesc Belenzinho até 18 de novembro
Criado em 1883 pelo escritor italiano Carlo Collodi (1826-1890), o Pinóquio da história original é muito diferente daquele retratado no desenho de Walt Disney, lançado em 1940. O da animação mostra-se um garoto ingênuo e induzido ao mau comportamento, enquanto o outro se revela desordeiro e egoísta, mas reconhece quando está errado.
+ Peça ”Totalmente Pastelão” diverte com humor simples
Na encantadora exposição “Pinóquio: uma Bela Arte“, em cartaz no Sesc Belenzinho, o visitante tem contato com o personagem da literatura em nove lúdicas instalações — apenas uma não permite a interação do público.
Cada obra conta uma passagem do livro escrito por Collodi, desde a construção do boneco de madeira por Gepeto até sua transformação em um menino de verdade. O roteiro tem o acompanhamento de guias, e a participação deles contribui para organizar a brincadeira e compreender o contexto dos trabalhos ali apresentados.
Entre os pontos altos da mostra idealizada pela ítalo-brasileira Vera Uberti estão a floresta tomada por bolas douradas de vários tamanhos e a sala na qual a meninada deve encontrar as partes de um Pinóquio despedaçado, além do desafio de montar uma colmeia destruída o mais rápido possível. No final, há um corredor em que a sombra do personagem segue os passos do espectador por meio de uma projeção.
AVALIAÇÃO: ✪✪✪✪