Continua após publicidade

Sem-tetos deixam Cine Marrocos em reintegração de posse

Segundo a Polícia Militar, a desocupação aconteceu sem conflitos e começou por volta das seis horas da manhã de sábado (15)

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 1 jun 2017, 15h54 - Publicado em 15 out 2016, 13h31
cine marrocos
cine marrocos (LEON LIBERMAN/)
Continua após publicidade

As cerca de 600 famílias de sem-teto que ocupavam o prédio do antigo Cine Marrocos, na região central, deixaram o local na manhã deste sábado (15) durante uma reintegração de posse acompanhada pela Polícia Militar. Segundo a corporação, a desocupação ocorreu sem conflitos e começou por volta das seis horas.

A reintegração foi determinada no fim de agosto pelo juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da capital. A primeira ordem para desocupar o prédio, que deveria ter sido cumprida ainda em agosto, foi suspensa a pedido da Prefeitura porque os ocupantes do edifício ainda não tinham assistência social.

+ Acompanhe as notícias da cidade

cine marrocos
cine marrocos ()
Continua após a publicidade

Em setembro, havia cerca de 300 famílias no edifício, que aos poucos começaram a esvaziar o imóvel. A reintegração não foi concluída porque os moradores tiveram dificuldades de sacar dinheiro de auxílio-aluguel, por causa da greve dos bancários. O prédio, de doze andares, será reformado para abrigar a sede da Secretaria Municipal de Educação.

O principal grupo de moradia que ocupava o prédio era o Movimento Sem-Teto de São Paulo (MSTS). Em agosto, uma megaoperação da Polícia Civil desmontou um esquema de tráfico de drogas feito pelo movimento em parceria com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

De acordo com a Missão Paz, organização da Igreja Católica que mantém a Pastoral dos Migrantes, o prédio chegou a abrigar vários estrangeiros: 253 imigrantes e refugiados de 25 nacionalidades que vieram para São Paulo nos últimos três anos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.