Sarampo volta a preocupar nas férias e governo de SP reforça importância de vacina
País já confirmou cinco casos em 2025, um deles no estado de São Paulo, com fonte de infecção desconhecida
Com o aumento das viagens nacionais e internacionais durante o período de férias, o governo de São Paulo reforça a importância da vacinação contra o sarampo. O alerta ocorre diante do crescimento de casos da doença em países vizinhos e do risco de reintrodução do vírus no Brasil — que já confirmou cinco casos em 2025, um deles no estado de São Paulo, com fonte de infecção desconhecida.
A vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, é considerada a forma mais eficaz de prevenção. A Secretaria Estadual da Saúde recomenda que viajantes atualizem a caderneta de vacinação com pelo menos 15 dias de antecedência.
Sintomas como febre e manchas vermelhas na pele, até 21 dias após o retorno de viagens, devem ser comunicados imediatamente a profissionais de saúde.
Desde 2022, o estado vem aumentando a cobertura vacinal. A primeira dose da tríplice viral, por exemplo, saltou de 78,4% para 98,6% em 2024. Vacinas contra febre amarela, poliomielite, pentavalente, rotavírus, meningocócica C e BCG também tiveram avanços.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
- Crianças de 6 a 11 meses: dose zero (D0), em contexto de risco aumentado.
- Crianças de 12 meses a menores de 5 anos: duas doses — uma tríplice viral aos 12 meses e uma tetraviral (ou tríplice viral + varicela) aos 15 meses.
- Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, com 30 dias de intervalo.
- Pessoas de 30 a 59 anos: uma dose, se não houver comprovação anterior de vacinação.
- Profissionais de áreas como saúde, turismo, hotelaria, transporte, alimentação e educação devem estar com esquema vacinal completo.
Para esclarecer dúvidas sobre imunização, o governo lançou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, com respostas para as perguntas mais buscadas sobre vacinação: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





