São Paulo tem seu primeiro Ecoponto Têxtil no Brás
Inaugurado nesta segunda-feira (20), o ecoponto tem capacidade de receber 300 toneladas de resíduos por mês
Nesta segunda-feira (20), foi inaugurado o primeiro Ecoponto Têxtil da cidade de São Paulo, no Brás, bairro que reúne mais de 6 mil indústrias têxteis e lojas de confecção.
O ponto funciona 24 horas e tem capacidade para receber 300 toneladas de resíduos têxteis por mês, quantidade semelhante ao que é descartado irregularmente nas ruas da região e coletado mensalmente.
O bairro do Brás enfrentava o recorrente descarte irregular de restos de tecido, que causava uma série de transtornos para a região. Em 2021, um relatório feito pelo Instituto Modefica em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a consultoria Regenerate Fashion mostrou que, por dia, 16 caminhões de lixo têxtil eram encaminhados para aterros sanitários. Esse volume é equivalente a 45 toneladas
O que será feito com os resíduos?
Com um investimento de R$ 373 mil, o material recebido no Ecoponto Têxtil Brás será enviado para tratamento e transformado em Combustível Derivado de Resíduo (CDR), que pode ser utilizado em fornos industriais de cimento, cal ou biomassa. Esse processo permitirá a substituição dos combustíveis fósseis e minerais, reduzindo a emissão de gases na atmosfera e, consequentemente, o impacto no meio ambiente.
O serviço também terá capacidade para receber todos os tipos de resíduos têxteis, como roupas, cobertores e retalhos. Para descartar corretamente outros materiais, como restos de entulho, móveis, eletrodomésticos, embalagens de vidro, entre outros tipos de resíduos, a população deve ir até um dos 129 ecopontos convencionais distribuídos pela cidade, que, apenas no ano passado, receberam mais de 315 mil toneladas de resíduos.
Concerto natalino na Praça Charles Miller terá Andrea Bocelli e Simone
Explosão em SP: o que se sabe sobre acidente que deixou 1 morto e dez feridos
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Grammy Latino 2025: confira a lista de indicados, com Liniker em destaque





