São Paulo tem 107 substituições de urnas eletrônicas, diz TRE-SP
Em todo o Brasil foram 368. Maior contingente foi no estado paulista
Chegam a 107 as urnas substituídas em todo o estado de São Paulo, segundo boletim divulgado há pouco pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O total de urnas distribuídas pelo estado é de 36 711.
Segundo o boletim, na capital paulista foram 73 substituições, sendo apenas uma por cédulas de papel, em uma zona eleitoral do bairro de Vila Matilde, zona Leste da cidade. O município tem 22 399 urnas nesta eleição.
No interior do estado foram trocadas 34 unidades por outras urnas eletrônicas, de um total de 14 312.
Brasil todo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 368 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas até o momento em todo o Brasil. O número corresponde a 0,25% dos equipamentos mobilizados para votação.
O maior número de urnas eletrônicas com mal funcionamento que precisaram ser trocadas até agora foi registrado em São Paulo, estado no qual o segundo turno ocorre em 16 cidades, incluindo a capital.
Em seguida, vem Rio de Janeiro, onde há segundo turno em cinco cidades, incluindo a capital. Lá, 95 urnas foram substituídas, segundo o boletim de meio-dia. Outros 30 equipamentos foram trocados no Ceará, onde ocorre votação em dois municípios, entre os quais a capital Fortaleza.
No Rio Grande do Sul, em que há votação em Porto Alegre e outras quatro cidades, foram 19 urnas trocadas. Mesmo número do que em Sergipe, onde o segundo turno acontece em apenas uma cidade, a capital Aracaju, em que 19 urnas precisaram ser trocadas até o momento.
Ao todo, o TSE reservou 97 024 urnas para votação em todas as 57 cidades brasileiras em que há segundo turno nas eleições deste ano. Outros 48 231 foram separadas para ficar em reserva de contingência. Neste domingo, 38 milhões de brasileiros estão aptos a votar para escolher o próximo prefeito de sua cidade.