(TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi notificada no sábado (28) pela Companhia Ambiental de SP (Cetesb) após o lançamento de esgoto não tratado na Marginal Tietê. A notificação concedeu um prazo de 72 horas para apresentação de alternativas para o despejo, que foi interrompido no mesmo dia.
De acordo com a empresa de saneamento, o despejo é decorrente de uma manobra para esvaziar uma tubulação rompida entre as pistas central e local da marginal, no sentido Castelo Branco. A estrutura de grande porte, que rompeu há mais de um mês e gerou o afundamento de parte da pista, carrega o esgoto de bairros da Zona Norte.
Com o rompimento, a Sabesp optou por derramar os dejetos no Córrego Mandaqui, que deságua no Rio Tietê. “Foi necessária para viabilizar, com segurança, a entrada das equipes técnicas em uma infraestrutura localizada a cerca de 18 metros de profundidade. Essa etapa é fundamental para a realização do diagnóstico técnico e posterior execução das obras definitivas de recuperação do sistema”, afirmou a empresa.
Continua após a publicidade
Nesta segunda (30), a companhia ambiental deve realizar uma reunião técnica da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Semil, que coordena o Programa IntegraTiete, da URAE 1 – Sudeste, responsável pela supervisão e acompanhamento do contrato da Sabesp, para discutir soluções viáveis para a obra. A equipe também vai verificar a existência de outros pontos de lançamento irregulares.
Compartilhe essa matéria via: