Continua após publicidade

‘RockAntygona’ é ousada versão da tragédia de Sófocles

Espetáculo centra a ação no ditador Creonte e discute a importância do indivíduo perante o estado

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h32 - Publicado em 15 out 2010, 23h13

Aos 25 anos de carreira, o ator Guilherme Leme — em cartaz na cidade com o monólogo ‘O Estrangeiro’ — tem surpreendido na função de diretor, mostrando incursões de personalidade. Depois de ‘Shirley Valentine’, protagonizado por Betty Faria, e ‘A Forma das Coisas’, do americano Neil LaBute, Leme se supera na condução de uma ousada versão para o clássico grego ‘Antígona’, escrito por Sófocles em 442 a.C. Apresentada no Sesc Santana, ‘RockAntygona’ é uma livre adaptação de Caio Andrade que foge da leitura óbvia da obra, ou seja, vitimizar a personagem-título e transformar o rei Creonte na pior das criaturas.

A montagem expõe, claro, o sofrimento de Antígona (interpretada por Miwa Yanagizawa), que luta para enterrar com dignidade o irmão, morto na luta contra o regime. Mas dá voz ao ditador Creonte (Luis Melo). Na ferrenha defesa das leis, o personagem centraliza a ação de um espetáculo enxuto e vigoroso, no qual se discute até onde vai a importância do indivíduo perante o estado. A força cênica de Luis Melo garante as nuances do tirano de Tebas, seja em seus solos, seja nas cenas com os também eficientes Miwa Yanagizawa e Armando Babaioff, no papel do filho de Creonte. Suas argumentações

firmes fazem o espectador se sentir um ouvinte imparcial na discussão ética e moral. O cenário minimalista e contemporâneo reafirma o caráter atemporal da tragédia, complementado pela participação, por vezes dispensável, de Marcelo H como DJ e narrador da história.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.