Asilo de luxo: casas para idosos oferecem serviços de bons hotéis
Com mensalidades que podem chegar a 15 600 reais, os espaços oferecem atividades de lazer como games e aulas de dança moderna
 
							Até alguns anos atrás, os principais lares destinados a idosos na capital ocupavam sobrados com quintais apertados e quartos coletivos, onde várias camas eram dispostas lado a lado. O único serviço disponível costumava ser o acompanhamento clínico 24 horas, e as mensalidades giravam em torno de 3 000 reais.
De uns tempos para cá, no entanto, ocorreu a chegada de estabelecimentos de melhor padrão. Pelo menos dez endereços com esse perfil abriram as portas por aqui desde 2014. Construídos em amplos terrenos arborizados e divididos em confortáveis apartamentos duplos ou até individuais, esses locais oferecem ainda um extenso cardápio de atividades culturais e esportivas para os hóspedes.
Em alguns deles, apenas detalhes característicos do setor — como o botão de emergência ao lado da cama para a comunicação com enfermeiras — diferenciam esses endereços do ambiente de um bom hotel.
 
    A principal rede do ramo é a Cora Residencial Senior, que se instalou na cidade em 2015. Ela pertence à Brasil Senior Living (BSL), do fundo Pátria Investimentos. “Na fase de estudos, visitamos mais de 100 estabelecimentos, entre brasileiros e estrangeiros, para criar um modelo diferenciado de atendimento”, afirma Ricardo Soares, presidente da BSL.
As duas unidades mais recentes foram inauguradas há cerca de dois meses, na Chácara Santo Antônio e em Higienópolis. A companhia está presente também em outros cinco espaços — Campo Belo, Ipiranga, Jardins, Tatuapé e Villa Lobos. Os edifícios têm capacidade para atender até 200 moradores e contam com ambientes amplos e bem iluminados por enormes janelas. Os quartos são triplos, duplos ou individuais e há em média uma enfermeira para cada oito idosos.
O valor mínimo para morar no local é 5 000 reais por mês. Os hóspedes escolhem a sua rotina diária em meio a uma ampla programação, que inclui terapia ocupacional, sessões de cinema, jogos de videogame do console Wii e exercícios físicos, como aulas da dança zumba — realizadas com as pessoas sentadas, para permitir a participação de cadeirantes.
 
    Todo mês, a empresa de adestramento Cão Cidadão promove uma interação entre animais e os idosos de uma unidade. “As outras casas de repouso que encontrei eram muito escuras e tristes”, afirma a aposentada Maria Manzini, de 93 anos, que se mudou há oito meses para uma suíte dupla na unidade do Ipiranga. “Aqui é bonito e cheio de atividades.”
Outro investimento da leva recente foi o Residencial Santa Cruz, que começou a funcionar há um ano no Jardim Marajoara, na Zona Sul. Seu destaque é a localização: além de ter um imenso jardim, o terreno é cercado por 35 000 metros quadrados de Mata Atlântica nativa. Um prédio de quatro andares abriga 78 leitos, espalhados em suítes individuais, duplas e triplas.
A construção também conta com salas para a realização de variados exercícios físicos, além de tratamentos diversos de saúde e atividades de lazer. A mensalidade ali parte de 7 800 reais e pode chegar a 15 600 reais para os que desejarem se instalar nas acomodações mais luxuosas.
Um dos pioneiros nessa linha é o Em Família Residencial Senior, inaugurado em novembro de 2014, com três unidades: duas no Pacaembu e uma em Perdizes. Por ali as atividades ocorrem individualmente, de acordo com a necessidade e a característica de cada pessoa. Um exemplo são as sessões de fisioterapia. Os hóspedes reúnem-se apenas para confraternizar em eventos gerais, como apresentações musicais e passeios externos. A mensalidade varia de 7 000 a 11 000 reais.
Cora Residencial Senior. Rua Antônio Marcondes, 427, Ipiranga, ☎ 2500-0802 (mais seis unidades na capital). A partir de 5 000 reais por mês.
Em Família Residencial Senior. Avenida Arnolfo Azevedo, 159, Pacaembu, ☎ 2659-3788 (mais duas unidades na capital). De 7 000 a 11 000 reais por mês.
Residencial Santa Cruz. Rua Antonio Furlan Júnior, 15, Jardim Marajoara, ☎ 4564-2050. De 7 800 a 15 600 reais por mês.
 Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’ Alta performance para a gastronomia profissional
Alta performance para a gastronomia profissional Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo
Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										





