Relato de família brasileira nos EUA sobre bronca por abraço viraliza
Os parentes viraram tema da popular página Humans of New York, que conta histórias de moradores da cidade, e dividiram opiniões
A conhecida página do Facebook Humans of New York, que conta histórias de pessoas comuns na cidade americana para mais de 18 milhões de seguidores, publicou nesta quarta (22) a jornada da família brasileira formada por Maurício, sua esposa e seus filhos. Em três horas, a postagem teve mais de 2 900 compartilhamentos, 52 000 reações e 3 000 comentários.
Maurício conta que se mudou há três anos para os Estados Unidos e ainda está aprendendo as tradições locais. Um dos seus feriados favoritos é o Ação de Graças, comemorado nesta quinta (22), quando ele e os parentes cozinham tudo. Ele afirma que no Brasil, em festejos similares a estes, costumamos nos abraçar e beijar os mais próximos. “Mostra o quanto a gente se importa com o outro”, diz.
No entanto, este não é um hábito lá muito apreciado pelos americanos. “Um amigo meu foi me dar um aperto de mão de Ação de Graças na academia e eu fui para o abraço – mas ficou aquele ‘meio-abraço'”, conta. Maurício completou que não é apenas no feriado que os abraços são “censurados”. “Meses atrás, fui chamado no Recursos Humanos da empresa onde trabalho e eles disseram: ‘Senhor Maurício, sem abraços dentro da empresa. Está fazendo as pessoas se sentirem desconfortáveis’.”
A lição foi aprendida. “Cheguei em casa e falei para os meus filhos: cuidado para não tocar nos seus colegas”, afirmou.
Nos comentários, muita gente apoiou Maurício. “Continue abraçando. Deus sabe que o mundo e a América precisam mais disso”, disse uma internauta. Outros afirmaram que um pouco de espaço pessoal é sempre bem-vindo.