Regina Duarte defende “Dia da Consciência Branca” e é criticada nas redes
Atriz compartilhou vídeo de 2005 em que Morgan Freeman defende ideia, mas ator já demonstrou ter mudado seu posicionamento
No domingo (21), um dia após o Dia da Consciência Negra, a atriz e ex-secretária especial da Cultura Regina Duarte causou polêmica nas redes ao questionar, em seu Instagram, “quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…?”.
A legenda acompanha um vídeo famoso na internet do ator Morgan Freeman dizendo, em entrevista ao programa “60 Minutes”, que a existência de um mês da história negra é “ridícula” e que a maneira de acabar com o racismo é “parando da falar sobre isso”. A entrevista é de 2005 e o próprio ator já demonstrou ter mudado de opinião.
Ao invés de “não falar sobre isso”, o ator, a partir do assassinato de George Floyd, passou a usar seu Instagram como plataforma de ativismo contra o racismo. Em post no Instagram em junho de 2020, o ator se posicionou e usou sua conta na rede social para compartilhar histórias de pessoas negras. “Nunca se é velho demais para ter uma revelação”, publicou Morgan Freeman em um desses posts.
Nas redes, diversas personalidades criticaram a fala de Regina. Em vídeo, a empreendedora Luana Genot explica que o “Dia da Consciência Branca é todo dia” e relembra “o quanto a branquitude é central em nossas referências”.
"Porque o dia da consciência branca é todo dia"
A diretora-executiva @luanagenot fala sobre a constante referência branca na cultura e a invisibilidade das referências negras. pic.twitter.com/2JefJhfOo6
— Quebrando o Tabu (@QuebrandoOTabu) November 21, 2021
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.