Região metropolitana de São Paulo pode ter chuva de até 100 mm por dia
Ventos também devem ser fortes e podem chegar a 100km/h, diz Inmet
Depois de um sábado típico de verão, com altas temperaturas e céu aberto, a chegada de uma frente fria deve mudar o clima na cidade de São Paulo e região metropolitana.
+SP: último corpo é encontrado após deslizamento em Franco da Rocha
Segundo os registros dos termômetros do CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) espalhados pela capital, a temperatura chegou a 30ºC na Freguesia do Ó, na zona norte, e a 29ºC no Ipiranga (zona sul).
Apesar de órgão ter colocado a zona norte e a Marginal Tietê em alerta para eventuais alagamentos, não foram registrados acúmulos de água nesses locais. O destaque foi para os ventos fortes, que chegaram a 48,1 km/h em Santana e Tucuruvi, ambos na zona norte, e de 34,5 km/h na Lapa (zona oeste).
O domingo (6) deverá ser nublado e abafado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) projeta máxima de 28ºC na cidade de São Paulo.
+Vídeo mostra criminoso roubando equipamento da CET que controla semáforos
A aproximação de uma frente fria deve trazer pancadas de chuva que podem ser fortes na região metropolitana. São esperados de 60 mm a 100 mm de chuva, com ventos que podem chegar a até 100km/h, segundo o Inmet.
Os volumes têm potencial para transbordamento de rios, córregos e formação de alagamentos e enxurradas, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, segundo o Inmet.
Não estão descartadas novas chuvas em locais como Franco da Rocha, que registrou um total de 18 mortos.
Além da Grande São Paulo, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu uma nota neste sábado avisando que os próximos dias podem trazer complicações também em pontos do interior, tais como Campinas, Vale do Ribeira, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, e Marilia.