Redação Enem 2025: 4 temas quentes e dicas para conseguir nota máxima
Professora de redação com 35 anos de experiência aponta adultização, ecoansiedade, transição energética, entre outros possíveis temas para a redação
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo (9) e os estudantes entram nos momentos finais de preparação. É também nesta primeira etapa da prova que é aplicada uma das tarefas mais temidas pelos candidatos: a redação.
Por isso, a Veja São Paulo conversou com a professora de redação do Colégio Objetivo, Maria Aparecida Custódio, que trabalha com a preparação para vestibulares há mais de 30 anos. Confira suas principais apostas para o tema da redação do Enem 2025:
Qual vai ser o tema da redação do Enem?
Meio ambiente: a professora explica que, historicamente, o tema ambiental é muito recorrente no exame nacional. Em especial, com a COP30 realizada em Belém (PA), neste ano, o assunto ganha ainda mais destaque, segundo Maria Aparecida.
Dessa forma, ela cita alguns possíveis recortes temáticos: transição energética, racismo ambiental e justiça, refugiados e negacionismo climáticos.
Além disso, a professora também menciona a chamada ecoansiedade, sofrimento emocional e psíquico causado pela preocupação constante com as mudanças e crise climáticas.
Adultização: após a imensa repercussão do vídeo do youtuber Felca sobre o assunto, Maria Aparecida ressalta a possibilidade do tema vir a ser escolhido pelo Enem, assim como a relação desse problema com os crescentes casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Geração Z e a inserção no mercado de trabalho: a professora chama a atenção para a relação da geração Z com o trabalho como possível tema de redação. Em especial, a chamada ‘geração nem-nem’, parte dos jovens que não estuda e nem trabalha.
Evasão escolar no ensino médio: na mesma linha, o assunto de evasão escolar entre estudantes de ensino médio passa a ser cotado por conta da maior discussão acerca do Programa Pé-de-Meia, que tem como objetivo atuar nessa problemática, segundo a educadora.
Para além dos temas mais atuais, Maria Aparecida também cita assuntos que sempre estão em alta e, por isso, valem uma revisão. São eles: desinformação, hesitação vacinal, cyberbullying e previdência social.
Outras dicas
Apesar da ansiedade gerada para tentar adivinhar o tema da redação do Enem 2025, o mais importante na hora de fazer a prova é uma leitura atenta. “Começa pela identificação do tema, na proposta de redação. Depois de ter identificado o tema, o aluno parte para a leitura dos textos motivação”, aconselha.
A professora ressalta que é importante ler os textos motivadores para compreender qual será o encaminhamento sobre o tema que a banca do Enem quer observar e que o candidato deve considerar ao redigir seu texto.
“Grifar as partes mais importantes de cada um dos textos motivadores, as palavras-chave. Aí ele vai compreender qual é a proposta e quais são as expectativas da banca em relação à maneira como ele vai construir e a própria redação”, afirma.
Outro fator importante para uma boa redação é o repertório sociocultural do estudante, isto é, livros, músicas, filmes, teóricos que ele conheça e consiga articulá-los com o assunto do seu texto.
Formato Enem
Maria Aparecida explica que a prova do Enem funciona como uma espécie de fórum de debates sobre a cidade. A proposta de redação, assim, lança um problema que precisa de solução, a chamada proposta de intervenção.
“Nessa proposta, eles têm que apontar qual é a intervenção; o agente, pessoa que vai colocar em prática aquela intervenção; os meios, que ele vai entregar para colocar aquela intervenção em prática; qual será a finalidade e a finalização”, enumera.
Os temas também são nacionais, podendo ser sociais, sempre com ênfase às minorias, às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade ou invisibilidade.
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Prédio famoso pelo contraste com comunidade enfrenta dívidas e processos
Conheça o Circo Caju, o mais novo ponto cultural da Barra Funda





