Psicólogos começam a atuar em escolas estaduais nesta segunda (28)
Medida foi anunciada após aluno esfaquear professora dentro de sala de aula em março deste ano
Psicólogos devem começar os atendimentos nesta segunda (28) nas escolas estaduais da capital paulista. A medida foi anunciada após um adolescente de 13 anos esfaquear a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, na Escola Estadual Thomázia Montoro, na Zona Oeste, em março deste ano. O anúncio foi feito pela Secretaria da Educação (Seduc).
A previsão era de que 550 psicólogos contratados por meio de edital começassem a atuar entre junho e agosto. No dia 23 de agosto, porém, professoras que foram vítimas do ataque relataram ao g1 que não havia psicólogos disponíveis no local.
A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a demora se deve às etapas a serem cumpridas. “O processo de contratação é um processo que demanda um conjunto de etapas, demanda conjunto de prazos que são prazos legais e a gente não consegue encurtar”, justificou Vinicius Mendonça Neiva, secretário executivo da Seduc ao g1.
Anúncio da Seduc
A secretaria anunciou que 368 profissionais passam a integrar as equipes das escolas estaduais no programa Psicólogos nas Escolas nesta semana. “No total, 550 psicólogos serão contratados pela empresa vencedora de licitação da pasta. A previsão é que os outros 182 profissionais comecem a trabalhar no próximo mês”, informou em nota.