Continua após publicidade

PSDB paulista propõe eleição interna para eleger nova cúpula

Senador mineiro Aécio Neves estaria tentando prorrogar seu mandado à frente do partido até maio de 2018; divisão estadual paulista é contrária à manobra

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 6 jan 2017, 12h41 - Publicado em 6 jan 2017, 12h33

Para se contrapor à decisão da Executiva Nacional do PSDB de prorrogar os mandatos dos dirigentes nacionais e estaduais por mais um ano, aliados do governador Geraldo Alckmin querem promover uma eleição interna para eleger a nova cúpula.

+ Promotoria pede cassação de candidatura de Doria e penalidade a Alckmin

O presidente do partido em São Paulo, o deputado estadual Pedro Tobias, convocou uma reunião para  a próxima segunda-feira (9), na qual pretende abrir o processo. “Isso será uma mensagem para a militância de que em São Paulo há democracia interna. Vou abrir mão de permanecer no cargo”, disse ele. O mandato de Tobias termina em junho e ele poderia disputar novamente.

No dia 15 de dezembro, o senador Aécio Neves (MG) conseguiu o apoio da maioria da cúpula partidária para prorrogar até maio de 2018 o próprio mandato como presidente do partido. A medida se estendeu aos dirigentes estaduais, mas não aos municipais.

Continua após a publicidade

A manobra surpreendeu os aliados de Alckmin, que votaram contra. Com a prorrogação, Aécio estará no comando da máquina tucana no momento de montar o palanque do PSDB à Presidência em 2018.

Estímulo

O Palácio dos Bandeirantes está estimulando possíveis postulantes ao comando do partido em São Paulo que são ligados ao governador.

Continua após a publicidade

+ Alckmin cria Dia da Mulher Cristã Evangélica

Além de Alckmin e Aécio, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, também é cotado para a vaga de candidato presidencial.

Três nomes já se apresentaram para comandar o diretório: o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o deputado federal Miguel Haddad. Todos são afinados com o projeto presidencial de Alckmin.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.