Prova Nacional de Docentes: tudo o que você precisa saber sobre o ‘enem dos professores’
PND será realizado neste domingo (26) em todos os estados do país
Conhecida como o “Enem dos Professores”, a Prova Nacional Docente (PND) será aplicada pela primeira vez neste domingo (26), em 750 cidades de todos os estados brasileiros.
O exame é obrigatório para os alunos que estão inscritos no Enade das Licenciaturas 2025 e voltado também para professores já formados que desejam atuar no ensino público.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a PND busca identificar e certificar profissionais qualificados para a rede pública e estimular concursos docentes em todo o país.
Na estreia do exame, 1.086.914 pessoas confirmaram participação. O curso de Pedagogia concentra o maior número de inscritos, com 560.576 candidatos, seguido por Letras-Português (73.187), Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).
Horário e duração da prova
A PND terá duração de 5 horas e 30 minutos, aplicada das 13h30 às 19h (horário de Brasília). Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h — atrasos não serão tolerados.
Cronograma do dia da prova:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término: 19h
Local de prova
O endereço onde cada participante fará o exame pode ser consultado na Página do Participante, no site do Inep. O cartão de confirmação — que contém as informações sobre o local — não é obrigatório, mas o órgão recomenda imprimir e levar para facilitar o acesso.
Documentos necessários
Para realizar a prova, o candidato deve apresentar documento de identificação oficial com foto, físico ou digital, como RG, CIN, CNH, passaporte ou carteira de trabalho; ou E-Título, CNH Digital ou RG Digital, acessados pelos aplicativos oficiais ou pelo Gov.br.
Qual cor de caneta devo levar?
A prova deve ser feita com caneta preta de corpo transparente.
O que é proibido levar
Durante o exame, celulares e dispositivos eletrônicos (relógios, tablets, fones, cigarros eletrônicos, chaves eletrônicas etc.) devem ser desligados e guardados em envelope lacrado fornecido pelos fiscais — o descumprimento resulta em eliminação.
Também é proibido portar armas de qualquer tipo (salvo exceções previstas em lei), além de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e materiais impressos. Lápis, lapiseira e borracha também não são aceitos.
Estrutura da prova
A PND é dividida em duas partes:
- Formação geral: 30 questões objetivas e 1 questão discursiva sobre fundamentos da docência
- Componente específico: 50 questões objetivas relacionadas à área de inscrição do candidato.
No total, são 80 questões objetivas e uma discursiva. O conteúdo se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas matrizes de referência de cada licenciatura.
Gabarito e resultados
O gabarito preliminar será divulgado em 28 de outubro, dois dias após a aplicação da prova, e o gabarito definitivo sai em 11 de novembro. O resultado final será divulgado em 10 de dezembro.
Estados e municípios poderão utilizar a nota da PND como critério de seleção em concursos e processos seletivos para professores da rede pública.
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Casal de influenciadores é assaltado na Faria Lima, em SP
Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo





