Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Prova Nacional de Docentes: tudo o que você precisa saber sobre o ‘enem dos professores’

PND será realizado neste domingo (26) em todos os estados do país

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 out 2025, 13h16
pnd
 (Geovana Albuquerque/Divulgação)
Continua após publicidade

Conhecida como o Enem dos Professores”, a Prova Nacional Docente (PND) será aplicada pela primeira vez neste domingo (26), em 750 cidades de todos os estados brasileiros.

O exame é obrigatório para os alunos que estão inscritos no Enade das Licenciaturas 2025 e voltado também para professores já formados que desejam atuar no ensino público.

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a PND busca identificar e certificar profissionais qualificados para a rede pública e estimular concursos docentes em todo o país.

Na estreia do exame, 1.086.914 pessoas confirmaram participação. O curso de Pedagogia concentra o maior número de inscritos, com 560.576 candidatos, seguido por Letras-Português (73.187), Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).

Horário e duração da prova

A PND terá duração de 5 horas e 30 minutos, aplicada das 13h30 às 19h (horário de Brasília). Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h — atrasos não serão tolerados.

Cronograma do dia da prova:

Continua após a publicidade
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término: 19h

 Local de prova

O endereço onde cada participante fará o exame pode ser consultado na Página do Participante, no site do Inep. O cartão de confirmação — que contém as informações sobre o local — não é obrigatório, mas o órgão recomenda imprimir e levar para facilitar o acesso.

Documentos necessários

Para realizar a prova, o candidato deve apresentar documento de identificação oficial com foto, físico ou digital, como RG, CIN, CNH, passaporte ou carteira de trabalho; ou E-Título, CNH Digital ou RG Digital, acessados pelos aplicativos oficiais ou pelo Gov.br.

Qual cor de caneta devo levar?

A prova deve ser feita com caneta preta de corpo transparente.

Continua após a publicidade

O que é proibido levar

Durante o exame, celulares e dispositivos eletrônicos (relógios, tablets, fones, cigarros eletrônicos, chaves eletrônicas etc.) devem ser desligados e guardados em envelope lacrado fornecido pelos fiscais — o descumprimento resulta em eliminação.

Também é proibido portar armas de qualquer tipo (salvo exceções previstas em lei), além de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e materiais impressos. Lápis, lapiseira e borracha também não são aceitos.

Estrutura da prova

A PND é dividida em duas partes:

  • Formação geral: 30 questões objetivas e 1 questão discursiva sobre fundamentos da docência
  • Componente específico: 50 questões objetivas relacionadas à área de inscrição do candidato.
Continua após a publicidade

No total, são 80 questões objetivas e uma discursiva. O conteúdo se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas matrizes de referência de cada licenciatura.

Gabarito e resultados

O gabarito preliminar será divulgado em 28 de outubro, dois dias após a aplicação da prova, e o gabarito definitivo sai em 11 de novembro. O resultado final será divulgado em 10 de dezembro.

Estados e municípios poderão utilizar a nota da PND como critério de seleção em concursos e processos seletivos para professores da rede pública.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês