Protesto contra reintegração de posse paralisa linha 12 da CPTM
Manifestantes protestam em um terreno ocupado próximo da Rua Curemá. Eles colocaram fogo em parte dos barracos e obstruíram os trilhos

Manifestantes bloquearam trecho da linha 13-Safira da CPTM na manhã de sexta (7) na região da Penha, Zona Leste de São Paulo. O protesto é contra uma ação de reintegração de posse em um terreno ocupado próximo da Rua Curemá. Os manifestantes colocaram fogo em parte dos barracos e obstruíram os trilhos próximo à estação Engenheiro Goulart.
De acordo com o site da CPTM, “devido à manifestação e ato de vandalismo a circulação da Linha 12-Safira, na região da Penha, está interrompida”. Ônibus foram acionados para substituir apenas o trajeto entre os terminais USP Leste e Tatuapé, através do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese).
A orientação é para que os passageiros utilizem a Linha 11-Coral para chegar às demais regiões do itinerário. Os passageiros que já haviam embarcado nos terminais estão recebendo os bilhetes de volta. O tráfego por toda a linha 12, que liga o Brás, região central da cidade, até Calmon Viana, extremo leste, foi interrompido.
A Polícia Militar formava um escudo ao redor do terreno perto das 8:20h da manhã. Os funcionários da CPTM começaram a retirar os objetos dos trilhos, mas, por questão de segurança, não há previsão de retomada das operações normais da Linha 12. Todas as estações foram evacuadas e fechadas.