Continua após publicidade

Projeto social da Unipar promove ensino para jovens de Santo André

Turma do Projeto Pescar participou de oficina de xilogravura dos voluntários da XiloCeasa e ganhou visita-guiada à SP-Arte Rotas Brasileiras

Por Ana Mércia Brandão
12 set 2024, 19h00
projeto-pescar
a A turma do Projeto Pescar com suas xilogravuras (Hélcio Nagamine/Veja SP)
Continua após publicidade

A SP-Arte Rotas Brasileiras recebeu a visita de alunos do Projeto Pescar, que desde 2021 oferece ensino socioprofissionalizante a jovens entre 16 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social, com aulas diárias na fábrica da Unipar, em Santo André. Fora de sala, a turma participa de imersões em diversos departamentos da empresa e visitas a espaços culturais do estado.

“Priorizamos projetos que impactam positivamente as comunidades ao redor de nossas fábricas com o objetivo de promover o desenvolvimento humano”, afirma Suzana Santos, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar, parceira no projeto.

suzana-santos-unipar
Suzana Santos, da Unipar (Diego Moura/Divulgação)

“Trazemos um senso de responsabilidade para esses jovens de que eles podem ser agentes transformadores. A cidade não é só onde eu durmo, é onde eu posso atuar”, diz Cecília Prado, que lidera as aulas.

Antes de visitar o evento dedicado à arte brasileira, o grupo participou de uma oficina de xilogravura no Instituto Çarê, na Vila Leopoldina, comandada pelos voluntários da XiloCeasa, coletivo artístico da região.

projeto-pescar-unipar-sp-arte
Turma durante visita-guiada na SP-Arte: novas perspectivas (Masao Goto Filho/Veja SP)

“Queríamos mostrar que esses jovens têm caminhos no mercado e que um evento como a SP-Arte também é para eles”, conta Adriano Araújo, coordenador de Projetos Sociais da Unipar. “Da última turma, 25% foi inserida em empresas parceiras. Queremos aumentar esse número e que eles tenham oportunidade até mesmo numa concorrente.”

Alexandre Santos, 18, estava ansioso para se inscrever no Pescar. “Minha meta é o conhecimento. Sempre quis fazer e ver arte. Me sujei de tinta, mas valeu a pena.”

Continua após a publicidade
projeto-pescar-unipar
Alexandre com sua xilogravura (Hélcio Nagamine/Veja SP)

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de agosto de 2024, edição nº 2910.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.