Programa gratuito de educação musical abre vagas para 2025
Com 30 anos de existência, o Guri já beneficiou mais de um milhão de crianças e jovens. Inscrições começam dia 3 de fevereiro

O programa de educação musical Guri, do Governo do Estado de São Paulo, vai abrir inscrições para os seus cursos, a partir do dia 3 de fevereiro. Realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Guri abrirá 100 mil vagas, distribuídas em mais de 500 polos de ensino espalhados pela capital, região metropolitana, interior e litoral do estado. As aulas começam no dia 10 de fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até 14 de março de 2025.
Com 30 anos de existência e gerido pela Santa Marcelina Cultura, o programa já atendeu mais de um milhão de crianças e jovens, sendo um dos maiores programas de desenvolvimento cultural e formação humana do Brasil. Para o Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, o Guri exerce um importante papel na formação musical de base sob uma perspectiva muito mais abrangente do que apenas formar músicos, pois visa preparar as alunas e os alunos para a sociedade. “Educadores e educadoras de música trabalham em sintonia com assistentes sociais”, afirma. Isso com o intuito de compreender e orientar os estudantes e suas famílias a serem mais cientes de seus direitos e deveres, considerando as realidades socioeconômicas das comunidades onde o programa está presente. “É educação musical de qualidade, apoiada por um serviço de atendimento social proporcionando oportunidade real de crescimento cultural e formação de pessoas”, destaca.
Quem pode participar
Para estudar no Guri não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O programa oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.
São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão. Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e por aí vai. A lista é extensa. Além das tradicionais aulas de instrumento, o Guri também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.
A lista completa dos cursos e endereços dos polos está disponível no site souguri.art.br.