Procon notifica ENEL e dá prazo de sete dias para resposta

Órgão exige esclarecimento sobre falha que deixou 150 mil imóveis sem energia no dia 7 de janeiro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jan 2025, 17h59 - Publicado em 10 jan 2025, 17h17
Trabalho pós-queda de árvore na Zona Sul
Empresa já foi notificada quatro vezes nos últimos 14 meses (Renato S. Cerqueira/Ato Press/Folha Press/Veja SP)
Continua após publicidade

O Procon-SP notificou na quinta-feira (9) a concessionária ENEL, que opera a distribuição de energia elétrica em mais de 20 cidades do estado, após uma falha que deixou 150 mil residência sem eletricidade no último dia 7.

Em comunicado, o órgão destacou que é a quarta notificação da empresa em menos de 14 meses e que a ação pode resultar em sanções como multa.

Na notificação, o Procon pede esclarecimentos acerca da área e do número de consumidores impactados; sobre as providências adotadas para a retomada do serviço e como a informação foi passada aos consumidores. Além de exigir detalhamento sobre a política de compensações aos consumidores que permaneceram muitas horas sem energia em suas residências e comércios.

“O Procon-SP está atento a esta situação, que se repete a cada chuva, sempre com a mesma justificativa por parte da empresa e sem que sejam percebidas ações efetivas para a redução dos problemas, como a diminuição do prazo para restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos consumidores atingidos”, escreveram.

Agora, a concessionária tem até sete dias para enviar a resposta.

Continua após a publicidade

Em nota, a ENEL informou que aprimorou o plano de ação para contingências em caso de impactos climáticos.

Confira a nota na íntegra:

“O plano de ação da companhia inclui o reforço das equipes em campo, de acordo com a previsão meteorológica, a contratação de mais eletricistas próprios, o aumento da disponibilidade da frota de geradores, a ampliação da capacidade nos canais de atendimento, dentre outras medidas. A distribuidora também intensificou ao longo do ano as manutenções preventivas e de forma colaborativa dobrou o número de podas de galhos próximos à rede elétrica, ultrapassando a marca das 600 mil.

Continua após a publicidade
Em função dessas medidas já implementadas, após as chuvas na última terça-feira (7), com rajadas de vento acima de 80Km/h e queda de granizo, conseguiu restabelecer a energia para a maioria dos clientes afetados em até 30 minutos após o início da tempestade.  Os demais clientes tiveram o serviço normalizado ao longo da quarta-feira (8), quando as equipes concluíram os trabalhos complexos de reconstrução da rede. Cabe ressaltar que o temporal causou severos danos não só no sistema elétrico, mas também na estrutura urbana de bairros da capital e cidades da Região Metropolitana.
Além de aprimorar o plano para atuação em caso de contingências, a distribuidora também vem ampliando os investimentos de forma constante nos últimos anos. Para os próximos três anos, a companhia aumentará ainda mais os recursos destinados à sua área de concessão em São Paulo, que chegarão a R$ 10,4 bilhões até 2027. Esses investimentos têm foco, principalmente, em reforço, resiliência, digitalização e expansão da rede de distribuição, com soluções que contribuam para agilizar o restabelecimento da energia em caso de interrupção, principalmente diante do agravamento das mudanças climáticas.”
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.