Prefeitura instala máquinas de lavar para moradores sem-teto no centro
Tendas possuem monitores que auxiliam os usuários a controlar o uso do sabão e o da máquinas

Moradores sem-teto receberam espaços para lavar e secar roupas na região do centro de São Paulo. A iniciativa faz parte da segunda fase do programa Vidas no Centro, das secretarias de Turismo e de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo é minimizar o impacto da proliferação do coronavírus nesta população.
Em cada lavanderia são duas máquinas de lavar roupas e duas máquinas de secar, que poderão ser usadas das 7h às 19h. As tendas possuem monitores que auxiliam os moradores de rua a controlar o uso do sabão e o da máquinas.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
O uso é limitado a dez quilos ou 14 peças por vez, com ciclos de uma hora cada. Inicialmente, o projeto começou a funcionar nas estações da Praça da República e Praça Ouvidor Pacheco e Silva. Em seguida, foram abertas cinco novas unidades em pontos do Triângulo SP e centro novo.
Nas unidades onde são oferecidos banhos, são entregues toalhas descartáveis e sabonete no local. Desde 4 de abril, a ação já realizou mais de 160 mil atendimentos em suas sete estações com banheiros, banhos e lavanderias para pessoas em situação de vulnerabilidade. Cerca de 27 mil sem-teto ocupam atualmente prédios públicos e privados no centro.