Prefeitura de SP apreendeu mais de cem mototáxis a serviço da 99

Aplicativo diz que operação é regular e que vai dar suporte a motociclistas e passageiros prejudicados

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jan 2025, 14h40
99 anunciou serviço de mototáxi em São Paulo
99 anunciou serviço de mototáxi em São Paulo (99/Divulgação)
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo continua com a operação para apreender motocicletas que fazem o serviço de mototáxi pelo aplicativo da 99. Nesta segunda-feira (20), foram apreendidas 20 motos. Desde o início das operações, dia 15, já foram apreendidas 126 motocicletas.

Segundo a prefeitura, das 20 apreensões de motos que atuavam na prestação do serviço, sete foram realizadas na zona sul; quatro na zona oeste; seis na zona leste e três na zona norte.

O transporte remunerado por moto via aplicativo é proibido por decreto municipal de 2023. O transporte individual de passageiros remunerado sem autorização do município é clandestino, conforme as leis 15.676/2012 e 16.344/2016.

Para estabelecer a proibição desse tipo de transporte na capital, a prefeitura se baseou em dados concretos sobre o aumento de sinistros, mortes e lesões com o uso de motocicletas na cidade.

Os agentes abordam motocicletas que têm condutor e passageiro. Depois de verificarem que a viagem era realizada por meio de aplicativo, caracterizando transporte remunerado de passageiro com motocicleta é realizada a apreensão.

Continua após a publicidade

Por meio de nota, a 99 diz reforçar a legalidade da operação da 99Moto, que está respaldada pela Lei nº 13.640, de 2018. “A empresa esclarece que vai apoiar os motociclistas parceiros com os custos associados às apreensões ilegais realizadas durante as blitze da Prefeitura de São Paulo”, informou o aplicativo pela nota.

De acordo com a empresa, os motociclistas que acionaram a plataforma sobre a questão estão sendo atendidos em caráter prioritário. Os passageiros envolvidos nas viagens também terão suas corridas ressarcidas, segundo a start up.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.