Prefeitura abre edital para requalificação do Largo da Batata
Gestão seleciona empresa para projeto básico com propostas de melhorias

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta sexta-feira (15) um chamamento público para a seleção de organizações da sociedade civil (OSC) para atuarem com a gestão municipal na elaboração de estudos preliminares e projeto básico para a requalificação do Largo da Batata, em Pinheiros.
Segundo o município, o objetivo é buscar “soluções urbanísticas, paisagísticas e de mobilidade que melhorem a qualidade do espaço público e a integração das áreas, promovendo a ampliação áreas verdes, mobilidade ativa, acessibilidade e usos múltiplos”.
As diretrizes do projeto ainda indicam priorização de soluções para pedestres e ciclistas, enterramento de fiação, melhoria da iluminação, adequação para eventos culturais e esportivos, além da valorização do patrimônio histórico no entorno, como a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Mercado de Pinheiros e o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora de Pinheiros, e respeito ao sítio arqueológico no local.
A intervenção será feita em uma área de 69 900 metros quadrados e no perímetro de 2,5 quilômetros da região. O foco será em ampliar áreas verdes, criar espaços de convivência e melhorar a segurança viária com recursos privados do Acordo de Cooperação com a OSC selecionada.
As OSC interessadas têm até 30 dias a partir desta segunda-feira (18) para enviar as propostas e, depois do recebimento, uma comissão analisará elas por até 10 dias.
Consulta pública
A população respondeu a uma consulta pública aberta entre junho e julho sobre problemas na região do Largo da Batata. O resultado recebido foram críticas a falta de áreas verdes, iluminação pública insuficiente, deterioração de calçadas e travessias, acúmulo de lixo, além de mobiliário urbano inadequado.