Continua após publicidade

Prédios de madeira sustentável serão construídos em Pinheiros

Os projetos são parte de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que captou cerca de 190 milhões de reais

Por Laura Pereira Lima
4 jul 2024, 15h06

Três prédios de madeira serão construídos no bairro de Pinheiros, próximo à Avenida Brigadeiro Faria Lima. Eles ficarão prontos dentro de 12 a 15 meses e serão os primeiros edifícios corporativos a utilizar um material chamado mass timber ou, em português, madeira engenheirada. Ela é processada industrialmente para o uso na construção civil.

A técnica, desenvolvida na Áustria há 30 anos, usa tábuas de madeira coladas de diferentes formas, criando os elementos estruturais, como vigas, paredes e pilares. “Estamos introduzindo a floresta para o mercado imobiliário, plantando nossos prédios”, resume Nicolaos Theodorakis, CEO da Noah, empresa responsável pelos três novos edifícios.

A proposta é construir prédios menores, focados na sustentabilidade. O concreto e o aço, alternativas à madeira, são responsáveis por 11% das emissões de gás carbônico do mundo, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia. “Quando você substitui isso por madeira, você não só deixa de usar esses materiais poluentes, mas também usa um elemento que absorve gás carbônico”, explica Theodorakis.

Os projetos são parte de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) anunciado esta semana pelo B3, que captou cerca de 190 milhões de reais para a construção dos prédios. O fundo é o primeiro 100% focado em mass timber na América Latina. A técnica sustentável promete eficiência e obras mais rápidas. Segundo a Engeform Gestão de Recursos, empresa que faz a gestão do fundo, uma obra padrão, que geralmente leva 24 meses, pode ser entregue em 15 meses usando mass timber.

Com quatro anos de existência, a Noah é também responsável pela construção do McDonald’s sustentável em São Paulo, na região do Paraíso. “O ‘mass timber’ tem ganhado força ao longo dos anos. Tem países hoje em que 25% das obras são em madeira engenheirada. No Brasil, ela tem ganhado cada vez mais adeptos, é um material que tem potencial enorme no futuro”, afirma o CEO.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.