Continua após publicidade

Poupatempo tem cerca de 10 000 vagas em mutirão para renovação de CNH

Ação que acontece neste sábado (22) busca atender motoristas com habilitações vencidas entre maio e junho de 2020

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jan 2022, 10h57
Foto mostra uma mão feminina segurando uma CNH.
Agendamento pode ser feito pelos canais eletrônicos do Poupatempo (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

O Poupatempo liberou a grade de agendamento com aproximadamente 10 000 vagas para o segundo dia do mutirão para renovação de CNH, que acontece no próximo sábado (22), de forma presencial nos postos de atendimento do programa.

Com a retomada do calendário de vencimento das habilitações, suspenso pelo governo federal durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos nos meses de maio e junho de 2020 precisam ser renovados até o dia 31 de janeiro. 

Para ser atendido é obrigatório realizar agendamento prévio, pelos canais eletrônicos, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. No último sábado (15), primeiro dia da ação, o Poupatempo registrou mais de 4 000 atendimentos em todo o estado de São Paulo, diz o governo estadual.

+ Após liminar do TJ, médicos recuam e suspendem greve em São Paulo

O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais digitais de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

A renovação simplificada pode ser feita preferencialmente pelos canais digitais do Poupatempo, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Continua após a publicidade

Em 2021, cerca de 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online pelo site e aplicativo.

+ Tubarão aparece próximo à areia de praia em Ubatuba; confira vídeo

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Renovação da CNH

Continua após a publicidade

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.Para evitar deslocamentos, o cidadão irá receber a CNH física pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.