Continua após publicidade

Por que o pôr do sol ganhou cores tão vivas na capital nesta terça (14)?

Conversamos com uma meteorologista, que explicou o fenômeno que inundou as redes sociais de fotos do céu da cidade

Por Guilherme Queiroz, Tatiane Cavalheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 abr 2020, 19h19
 (Reprodução Instagram/Divulgação)
Continua após publicidade

O céu da capital paulista ganhou tonalidades mais vivas nesta terça-feira (14). O fenômeno chamou atenção nas redes sociais, que foram inundadas por fotos do belo pôr do sol que pode ser visto por toda a cidade.

Existe uma razão para o intenso vermelho-alaranjado que chamou atenção inclusive dos leitores da Vejinha, que mandaram pela #vejasp, no Instagram, dezenas de fotos do momento. Buscamos o Instituto Climatempo para uma resposta.

A meteorologista Joselia Pegorim afirma que durante todo o dia, o céu na cidade estava com uma coloração esbranquiçada: uma intensa camada de nuvens médias e altas cobriam a capital, e os raios solares pouco conseguiram ultrapassar a barreira.

Então quando o sol começou a ficar próximo da linha do horizonte, com o final do dia, como sempre, ele refletiu seus raios na base, ou seja, na parte de baixo dessas nuvens. Mas como a concentração hoje era acima do normal, o fenômeno foi intensificado, e por isso a coloração ganhou tons ainda mais fortes.

“Com o sol já baixando no horizonte, os raios solares chegavam bem inclinados atravessando uma camada maior da atmosfera, onde se concentra a camada de poluentes. Mas a poluição não diminuiu com a redução da atividade humana nesta quarentena? Sim, diminuiu, mas não acabou. O lado “bom” da poluição é esta interação com os raios solares que geram essas cores surpreendentes no céu”, explica também Joselia.

Continua após a publicidade

Confira as fotos que recebemos dos nossos leitores:

View this post on Instagram

Também foi pego de surpresa pelo céu avermelhado desta terça-feira (14) em São Paulo? Os leitores da #vejinha conseguiram registrar o pôr do sol de diversos pontos da cidade — tudo isso sem sair de casa. Mande o seu clique para gente com a hashtag #vejasp! . Assine a #vejinha por R$ 6,90 em abr.ai/assinevejasp. . #quarentena #EmCasa #FicaEmCasa

A post shared by VEJA SÃO PAULO (@vejasp) on

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.