Por que o pôr do sol ganhou cores tão vivas na capital nesta terça (14)?
Conversamos com uma meteorologista, que explicou o fenômeno que inundou as redes sociais de fotos do céu da cidade
O céu da capital paulista ganhou tonalidades mais vivas nesta terça-feira (14). O fenômeno chamou atenção nas redes sociais, que foram inundadas por fotos do belo pôr do sol que pode ser visto por toda a cidade.
Existe uma razão para o intenso vermelho-alaranjado que chamou atenção inclusive dos leitores da Vejinha, que mandaram pela #vejasp, no Instagram, dezenas de fotos do momento. Buscamos o Instituto Climatempo para uma resposta.
A meteorologista Joselia Pegorim afirma que durante todo o dia, o céu na cidade estava com uma coloração esbranquiçada: uma intensa camada de nuvens médias e altas cobriam a capital, e os raios solares pouco conseguiram ultrapassar a barreira.
Então quando o sol começou a ficar próximo da linha do horizonte, com o final do dia, como sempre, ele refletiu seus raios na base, ou seja, na parte de baixo dessas nuvens. Mas como a concentração hoje era acima do normal, o fenômeno foi intensificado, e por isso a coloração ganhou tons ainda mais fortes.
“Com o sol já baixando no horizonte, os raios solares chegavam bem inclinados atravessando uma camada maior da atmosfera, onde se concentra a camada de poluentes. Mas a poluição não diminuiu com a redução da atividade humana nesta quarentena? Sim, diminuiu, mas não acabou. O lado “bom” da poluição é esta interação com os raios solares que geram essas cores surpreendentes no céu”, explica também Joselia.
Confira as fotos que recebemos dos nossos leitores: