Policial é preso por atirar nas costas de homem suspeito na Zona Leste
A vítima estaria em um moto roubada, disse a Secretaria de Segurança Pública; câmeras de segurança flagraram ação

Um policial militar atirou nas costas de um motociclista na Zona Leste, na madrugada de sábado (25), e foi preso em flagrante. A vítima, que morreu no Hospital Tide Setúbal, estaria em uma moto roubada horas antes e teria sido reconhecido pelo dono do veículo como sendo o autor do roubo, disse a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).
“A Polícia Militar instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) e trabalha no esclarecimento dos fatos”, afirma ainda a nota da SSP, que diz que o caso foi registrado no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento da ação. A moto passa em alta velocidade e, segundos depois, está no outro sentido da via. O homem que conduz a moto se desequilibra e surge um policial armado que persegue a moto e efetua dois disparos. Diversas viaturas da Polícia Militar surgem depois.
Violência urbana
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de pessoas mortas por policiais militares no estado de São Paulo cresceu 21% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2019.
Houve também elevação no número de homicídios e latrocínios no estado. Segundo dados da SSP, no primeiro semestre de 2020 foram contabilizados 1 460 casos de homicídio no estado, 4,7% a mais do que o registrado no mesmo período de 2019 (1.394). O número de casos de latrocínio – roubo seguido de morte – cresceu, de 87 casos, nos primeiros seis meses de 2019, para 95, em 2020, com alta de 6,8%.