Polícia resgata 125 animais em condições de maus-tratos na Grande SP
No local, foram encontrados 125 animais, entre eles dez porcos, 60 gatos e 55 cães

Mais de 100 animais, entre cachorros, gatos e porcos, foram resgatados em situação de maus-tratos nesta segunda-feira (25), em um sítio localizado em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo. A responsável pelo local é investigada, de acordo com o governo de São Paulo.
A ação começou após uma denúncia registrada por meio de um boletim de ocorrência. Com base nas informações, agentes da 3ª Delegacia de Polícia de Crimes contra os Animais, da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (Diima), cumpriram mandados de busca e apreensão no endereço.

No local, foram encontrados 125 animais, entre eles dez porcos, 60 gatos e 55 cães. Segundo a denúncia, a investigada que cuidava do sítio não estava dando os devidos cuidados aos animais.
De acordo com o governo, a suspeita será presa em flagrante e as investigações prosseguem para esclarecer os fatos. O caso foi registrado como crime contra o meio ambiente, por prática de maus-tratos a animais.
Lei anti-correntes
Nesta segunda-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei nº 18.184 que proíbe o acorrentamento de cães e gatos por correntes ou cordas. Além da proibição, o projeto dispõe sobre condições de alojamento e bem-estar dos pets.
A nova Lei Estadual considera o acorrentamento como restrição da liberdade do animal. Já o alojamento inadequado é qualquer espaço que ofereça risco à vida ou à saúde do pet.
Os tutores que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades, conforme a Lei federal nº 9.605/1998.