Polícia de SP emite 1.500 notificações para celulares roubados
Programa recuperou mais de 8 mil aparelhos; em setembro 700 pessoas foram notificadas

A Polícia Civil de São Paulo emitiu 1 500 notificações eletrônicas para pessoas que estão com aparelhos celulares com restrição criminal. Essa é mais uma etapa do programa SP Mobile de recuperação dos telefones roubados que utiliza o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.
Agora, as pessoas que receberem a notificação terão três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. Caso não atendam à intimação, podem responder por crime de receptação, a depender do caso.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a maioria das pessoas notificadas nas fases anteriores alegou ter adquirido o celular de terceiros ou em estabelecimentos comerciais, sem saber da procedência do objeto.
No começo de setembro, 700 pessoas já haviam sido notificadas e quase 300 celulares furtados ou roubados foram recuperados e devolvidos às vítimas.
O projeto, que começou pela capital paulista e se expandiu para todo o estado em junho deste ano, recuperou mais de 8 mil aparelhos desde então, sendo que 3,8 mil já foram devolvidos aos donos.
Além das notificações, os policiais também realizam buscas a partir de mandados expedidos pelo Poder Judiciário e efetuam fiscalizações em estabelecimentos comerciais para identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.