Plataforma lista campanhas solidárias durante pandemia no Brasil
Para indicar maneiras de ajudar a população em quarentena, site atualiza catálogo de iniciativas coordenadas em vários estados do país
Com frases motivadoras e alternativas para amenizar as dificuldades na quarentena, a página Como Ajudar? indica campanhas dedicadas a ajudar os grupos mais ameaçados pelo novo coronavírus. Entre as muitas iniciativas de moradores, grupos e organizações para promover doações e arrecadações, o site ajuda a catalogar os projetos mais recentes em São Paulo e outros estados.
Várias dessas campanhas também têm sido divulgadas nos últimos dias pela Veja São Paulo com a hashtag #VejinhaApoia (confira a lista clicando aqui) e envolvem doações de cestas básicas, atendimento médico virtual e até redes de auxílio entre vizinhos.
O projeto Como Ajudar? surgiu após Pedro Garcia, o idealizador, notar que muitos amigos ainda consideravam as notícias sobre a pandemia uma “paranoia”. Para aproveitar os seguidores em sua página fotográfica, Pedro começou a incentivar o auto-isolamento para proteger os familiares e amigos. Sua rede pessoal acabou se transformando “em uma espécie de departamento de comunicação em esforço de guerra”, define. “Tenho colocado todas que sejam sobre salvar vidas.”
+ Assine a Vejinha por 19,90 mensais.
Normalmente, as campanhas são selecionadas a partir de matérias de veículos grandes e fontes confiáveis. “Também estou fazendo posts para fortalecer a cultura de doações aqui no Brasil”, acrescenta. Entre as postagens do Instagram estão frases de incentivo como “Sugestão de atividade para a quarentena: ajudar quem está precisando” e “Doe R$ 10 agora para qualquer iniciativa contra o Covid-19”.
“Nesses tempos de sensação de impotência, ter feito o site, além das doações que tenho feito regularmente, estão mantendo a minha sanidade”, desabafa Pedro.
Para sugerir novas iniciativas à lista da plataforma, o site indica um formulário de cadastro disponível neste link.