Continua após publicidade

Tatuador ajuda mulheres que tiveram câncer de mama

Sérgio Maciel faz tatuagens de reconstituição da aréola de graça em pacientes que passaram por mastectomia

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 set 2017, 06h00 - Publicado em 15 set 2017, 06h00
"Quando a mulher se emociona com o resultado, a satisfação é inigualável”, diz Sérgio Maciel, que ajuda mulheres que sofreram de câncer de mama (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Todos os anos, milhares de novos casos de câncer de mama são registrados na capital — em 2016, foram cerca de 6 000, segundo dados do instituto nacional de Câncer (inca). Desse total, pelo menos 10% das pacientes necessitam de mastectomia, a retirada total do seio.

Mesmo quando se submetem ao procedimento de reconstrução do órgão — prática obrigatória pelo Sistema Único de Saúde (SUS) —, as mulheres, em sua maioria, carregam várias cicatrizes na região e, dependendo do tipo de tumor, ainda amargam a ausência da aréola. Com o objetivo de amenizar esse problema, o tatuador sérgio Maciel, de 55 anos, desenvolveu em seu estúdio, o led’s tattoo, em Moema, uma técnica de pigmentação ou reconstrução do bico das mamas e clareamento das cicatrizes.

A ideia surgiu em meados de 2002, quando uma cliente pediu a ele que fizesse uma ilustração em cima de sua marca cirúrgica. “Em vez do desenho, sugeri clarear o local com um tom da cor da pele dela”, relembra. O trabalho ficou ótimo e a freguesa, satisfeita. Desde então, Maciel especializou-se nesse método e, há três anos, passou a cuidar gratuitamente de pacientes de baixa renda.

Nesse período, atendeu de graça mais de cinquenta pessoas. Entre elas está a paulistana Andrea Oliveira, 42, que teve de esvaziar as duas mamas em 2008 em decorrência do câncer. Colocou próteses, mas a operação a deixou com várias marcas. Em 2015, procurou Maciel para o serviço de tatuagem. “Sempre fui bastante vaidosa, e reconstruir as aréolas significou muito para mim”, conta.

Para fazer o tratamento estético, Maciel pede que a candidata apresente um comprovante de que fez a mastectomia pelo SUS. a partir disso, ela entra em uma fila de espera, que pode chegar a três meses. “Quando termino o trabalho e a mulher se anima e se emociona com o resultado, a satisfação é inigualável. Já recebi pessoas extremamente deprimidas por causa da cirurgia que, após a aplicação, saíram do estúdio com a autoestima resgatada. É gratificante”, comenta.

Continua após a publicidade

Led’s Tattoo. Avenida Ibirapuera, 3478, Moema, ☎ 5561-2351. www.ledstattoo.com.br

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.