Escolha seus favoritos no Oscar 2011
Veja quais foram os treze longas-metragens que tiveram indicação em ao menos uma das quatro categorias principais (filme, direção, ator e atriz)
A entrega do Oscar está marcada para 27 de fevereiro. Pelo segundo ano consecutivo, dez produções (e não as cinco habituais) concorrem à estatueta de melhor filme. Veja a lista de filmes com indicações nas categorias principais e faça suas apostas.
+ Especial Oscar 2011
+ Vote nos filmes que devem ser premiados
EM CARTAZ
“A Rede Social”
Deve brigar com “O Discurso do Rei” pelos prêmios principais, incluindo o de melhor filme. Em cartaz desde dezembro, o enérgico longa-metragem do mesmo realizador de “O Curioso Caso de Benjamin Button” narra a tumultuada criação do site de relacionamentos Facebook. Está ainda na disputa pelos troféus de melhor diretor (David Fincher), roteiro adaptado, ator (Jesse Eisenberg), fotografia, montagem, mixagem de som e trilha sonora.
“Minhas Mães e Meu Pai”
No páreo para melhor filme, a comédia dramática estreou em novembro, saiu de cartaz e já retornou aos cinemas, impulsionada pelas quatro indicações. Annette Bening e Mark Ruffalo concorrem a melhor atriz e ator coadjuvante, respectivamente.
“Biutiful”
O drama do mexicano Alejandro González Iñárritu foi indicado a melhor filme estrangeiro e Javier Bardem garantiu vaga na disputa para melhor ator. O astro espanhol faturou, em 2008, o Oscar de coadjuvante por “Onde os Fracos Não Têm Vez”.
ESTREIA
“Inverno da Alma”
Surpresa da corrida, o drama compete em quatro categorias. A esperada indicação de melhor atriz para a jovem Jennifer Lawrence, de 20 anos, trouxe bons ventos à fita, que disputa os prêmios de melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante — uma grande atuação de John Hawkes, que faz o violento tio da protagonista. Nas telas desde sexta-feira (28).
EM DVD E BLU-RAY
“Toy Story 3”
O derradeiro episódio da trilogia chega ao Oscar com pinta de campeão em ao menos uma categoria e deve levar, merecidamente, a estatueta de melhor animação. Seu sucesso de público e crítica foi tanto que concorre também a melhor filme de 2010, melhor roteiro adaptado, canção e edição de som.
“A Origem”
Um dos trabalhos mais criativos de 2010 foi recompensado com oito indicações: melhor filme, fotografia, direção de arte, trilha sonora, roteiro original, efeitos visuais, edição de som e mixagem de som. O diretor Christopher Nolan e o astro Leonardo DiCaprio ficaram, injustamente, de fora.
EM BREVE
“O Discurso do Rei”
Recordista do ano em indicações, o drama inspirado em fatos reais foca no reinado de George VI (1895-1952) que, dono de uma impressionante gagueira, assume o trono inglês após a abdicação de seu irmão. Melhor filme, direção (Tom Hooper), ator coadjuvante (Geoffrey Rush) e atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter) são algumas das doze categorias nas quais concorre. Quase certa, porém, é a vitória de Colin Firth para melhor ator. Chega aos cinemas dia 11, mas já está em pré-estreia.
“Cisne Negro”
Natalie Portman, apontada como melhor atriz, arrasa como uma bailarina atormentada, enquanto Darren Aronofsky corre atrás do Oscar de melhor direção. Há também indicações a melhor filme, fotografia e montagem. Lançamento na sexta (4).
“O Vencedor”
Fabuloso como um viciado em crack, Christian Bale deve levar a estatueta de ator coadjuvante. Inspirado em fatos verídicos, o drama, em cartaz a partir da sexta (4), briga ainda em seis categorias, incluindo melhor filme e diretor.
“127 Horas”
Na pele de um alpinista, James Franco é um dos finalistas ao troféu de melhor ator. A nova fita de Danny Boyle, diretor de “Quem Quer Ser um Milionário?” (2008), tem mais cinco indicações, incluindo melhor filme. Estreia em 18 de fevereiro.
“Bravura Indômita”
A refilmagem do faroeste homônimo de 1969 vai lutar por dez prêmios. Entre eles: melhor filme, direção (dos irmãos Ethan e Joel Coen) e roteiro adaptado. Vencedor do Oscar de melhor ator em 2010, Jeff Bridges volta à competição. Chega às telas em 11 de fevereiro.
“Namorados para Sempre”
Indicada ao Oscar de coadjuvante por seu papel em “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005), Michelle Williams volta à disputa, agora na categoria principal. O filme está prometido apenas para 10 de junho.
“Reencontrando a Felicidade”
Na pele de uma mãe abalada após a morte do filho, Nicole Kidman entra pela terceira vez na briga pelo Oscar. A estrela já venceu em 2003 por “As Horas”, interpretando a escritora Virginia Woolf. Estreia prevista só para 6 de maio.