Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

O que aconteceu na Linha 4-Amarela do metrô de SP nesta terça (21)?

Problemas na sinalização fez concessionária deixar operação mais lenta e sem baldeação entre linhas; plataformas ficaram lotadas de passageiros

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 out 2025, 10h28 • Atualizado em 21 out 2025, 10h31
Plataformas lotadas: problemas na sinalização
Plataformas lotadas: problemas na sinalização (Veja SP/Veja SP)
Continua após publicidade
  • O início da manhã desta terça-feira (21) foi marcada por transtornos para os usuários da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Uma falha no sistema de sinalização provocou lentidão na circulação dos trens e fechamento temporário de transferências para outras linhas.

    O que aconteceu

    Por volta das primeiras horas do dia, a ViaQuatro, concessionária que administra a linha, registrou uma instabilidade no sistema de controle dos trens. Por segurança, a velocidade foi reduzida e os intervalos entre as composições aumentaram, o que gerou acúmulo de passageiros nas plataformas e atrasos nos deslocamentos.

    As transferências entre a Linha 4-Amarela e outras linhas do metrô e da CPTM — como nas estações Luz, República, Paulista-Pernambucanas e Pinheiros — chegaram a ser temporariamente fechadas, dificultando o trajeto de quem dependia das conexões.

    Impactos

    O problema afeta milhares de usuários no horário de pico da manhã. Viagens que normalmente duram cerca de 10 a 15 minutos chegaram a levar o dobro do tempo. A lotação nas plataformas aumentou e houve registro de longas filas de acesso em estações da região central e da zona oeste.

    O que diz a ViaQuatro

    Em nota, a ViaQuatro informou que reduziu a velocidade dos trens “para garantir a segurança da operação” e que equipes de manutenção atuaram para restabelecer o sistema o mais rápido possível. Por volta do fim da manhã, a concessionária comunicou que a circulação estava em processo de normalização, ainda com intervalos maiores do que o habitual.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês