Avatar do usuário logado
OLÁ,

“Mulher branca, bonita e rica incomoda vocês”; vereadora é denunciada por racismo

Cris Monteiro (Novo) fez fala polêmica em sessão na Câmara de SP e mais tarde pediu desculpas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 abr 2025, 14h34 - Publicado em 30 abr 2025, 13h14
Vereadora Cris Monteiro (Novo) em plenário da Câmara de São Paulo
Vereadora Cris Monteiro (Novo) em plenário da Câmara de São Paulo (Rede Câmara SP/Reprodução)
Continua após publicidade

A vereadora Cris Monteiro (Novo) protagonizou um momento polêmico durante a votação do projeto que prevê o reajuste dos salários dos servidores municipais, na Câmara Municipal de São Paulo na noite de terça-feira (29). Ao rebater vaias de manifestantes nas galerias ela fez uma fala controversa. “Quando vem uma mulher branca, bonita e rica falar aqui, incomoda todos vocês, vocês vaiam”, disse a parlamentar no discurso.

A fala provocou reação imediata do público presente, formado em sua maioria por servidores em greve, que gritavam “racista” em protesto. Em seguida, Cris chegou a discutir com um membro do sindicato e pediu que ele se retirasse da galeria. Durante o discurso polêmico, a vereadora mandou outra parlamentar, Luana Alves (Psol) calar a boca. A vereadora denunciou Cris por racismo na Corregedoria da Câmara.

View this post on Instagram

A post shared by VEJA SÃO PAULO (@vejasp)

A sessão foi interrompida por mais de 20 minutos e, ao retomá-la, Cris voltou à tribuna e pediu desculpas. “Gostaria de lamentar profundamente as minhas falas. Não foi a minha intenção ofender ninguém — nem na galeria, nem meus colegas parlamentares”, disse a vereadora.

Por meio de nota, a vereadora disse que lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa.

Continua após a publicidade

O projeto em votação na na terça prevê reajuste salarial de 5,15% para os servidores municipais, dividido em duas parcelas: 2,60% a partir de maio deste ano e 2,55% em maio de 2025. O aumento está abaixo do solicitado pela categoria e ocorre em meio a uma greve de professores e servidores.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.