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Metrô conclui escavações de trecho de túnel da Consolação

Com 9,4 metros de comprimento, a obra promete melhorar o fluxo entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 out 2025, 18h26
Metrô
O novo túnel terá capacidade estimada para até 18 mil passageiros por hora (Governo de SP/Divulgação)
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O Metrô de São Paulo concluiu as escavações do trecho sul do túnel de interligação entre as estações Consolação, na Linha 2-Verde, e Paulista, na Linha 4-Amarela. A área escavada tem cerca de 8 metros de extensão e 7,42m de diâmetro, a obra resultou em cerca de 180 metros cúbicos de terra retirada.

De acordo com a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, o novo túnel promete melhorar o fluxo entre as linhas e reduzir congestionamentos.

“O túnel, que terá 9,4 metros de comprimento por 6,32 de diâmetro, parte de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, o local também será usado para ventilação e exaustão do túnel”, explicam.

Já no trecho norte do túnel, sentido Paulista, cerca de 47% das escavações já foram realizadas, com 1.520m³ de terra removida. As obras avançaram com mais de 4 mil m³ de terra sendo retirada, além da aplicação de 880 m³ de concreto e 52 toneladas de aço.

Desafios

Por conta da localização, a obra enfrenta desafios com o espaço reduzido e às restrições para movimentar equipamentos pesados. Estão entre os maquinários utilizados: guindaste, autobetoneira, geradores, compressores, caminhão basculante e caminhão Munck, bombas de projetado, bomba à vácuo, escavadeira hidráulica e perfuratriz elétrica.

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As escavações são feitas a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra, que futuramente servirá para ventilação e exaustão do novo túnel. Ao todo, estão envolvidas mais de 80 pessoas no projeto.

“O túnel é escavado pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), que permite maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas. Antes da escavação, é feito o tratamento do maciço na periferia e na face do túnel para reduzir riscos, com monitoramento por instrumentação para avaliar o comportamento do solo e das estruturas vizinhas. Depois. o túnel é escavado em pequenos avanços e, em seguida, recebe suporte imediato, que é composto por concreto projetado, cambotas e tela”, explicam.

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