Metanol: São Paulo registra 11 casos confirmados de intoxicação e 91 em análise
Oito óbitos estão em análise

O estado de São Paulo possui 102 casos de intoxicação por metanol registrados, sendo 11 confirmados e outros 91 em investigação. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (3). Um óbito foi confirmado na capital paulista e outros oito estão em análise – cinco na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru.
Além disso, 10 estabelecimentos foram interditados após fiscalização e foram apreendidas 4500 garrafas somente nesta semana. Segundo a gestão estadual, 30 pessoas foram presas neste ano por adulterar bebidas alcoólicas.
Nesta sexta-feira, o governo também anunciou a compra e distribuição de 2 mil novas ampolas de álcool etílico absoluto para o tratamento de pacientes com intoxicação por metanol. A aquisição foi realizada pela Secretaria de Estado e destinada aos centros de referência estaduais: Hospital das Clínicas de Campinas, de Ribeirão Preto e de São Paulo.
Sintomas de intoxicação por metanol
- alterações de comportamento;
- sonolência;
- incoordenação;
- dor abdominal;
- enjoo;
- vômito;
- dor de cabeça;
- alterações visuais, como visão dupla, turvação visual, redução da acuidade visual e até cegueira;
- em alguns casos, alterações hemodinâmicas, como queda da pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos.