Continua após publicidade

Irmã critica estilista por expor imagem de Marielle sem licença no SPFW

Ronaldo Fraga entrou em contato para se desculpar e afirmou que as peças não serão comercializadas

Por Redação VEJA São Paulo
Atualizado em 29 abr 2019, 16h21 - Publicado em 29 abr 2019, 16h18
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

O estilista Ronaldo Fraga levou à São Paulo Fashion Week na última sexta-feira (26) uma coleção inspirada nos painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari. Entre as peças utilizadas pelos modelos, algumas continham o rosto de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada no ano passado, com marcas de tiro, sangue e um alvo na testa.

A irmã da política, Anielle Franco, utilizou o Instagram para questionar o estilista. “Alguém falou com algum membro da família para usar a imagem dela assim? Não que eu, irmão, saiba“, argumentou. Disse ainda que a imagem de Marielle estava sendo utilizada como marketing.

Com a repercussão negativa, o estilista mineiro também foi às redes sociais para se explicar. Fraga afirmou que entrou em contato com Anielle e relatou que “a luta dos dois era a mesma”. Ainda comentou a motivação para sua coleção:”Se Portinari fosse pintar o Guerra e Paz hoje, com certeza não iria ignorar o genocídio de negros e pobres nesse país.

https://www.instagram.com/p/Bwznw7tA_YB/

Depois do contato de Fraga, Anielle encerrou a polêmica. “Ele me explicou o que o motivou a fazer tal coleção. Disse que tais itens não serão comercializados e que ainda serão enviados aos meus pais“, contou. Finalizou falando que espera que o episódio sirva de lição, e que a família não permitirá que a imagem de Marielle seja utilizada de forma indevida.

View this post on Instagram

Nos últimos dias fui bombardeada com uma enxurrada de mensagens e fotos sobre o desfile da fashion week e sobre a coleção do @fragaronaldo. Eu realmente não entendo quase nada de como funciona o mundo da moda. Mas me incomodei com a imagem da minha irmã sendo mais uma vez exposta sem aviso prévio da família. Mas o meu incômodo nunca foi só esse. E sim, o fato de muita gente usar a imagem dela de forma errada. Eu entendo que ela é gigante e sempre será. Mas as pessoas precisam entender que a morte da Mari vai muito além de ideologia política e que por trás dessa morte existe uma FAMÍLIA DESPEDAÇADA que ainda hoje sofre com essa violência. Essa guerra de valores que estamos vivendo tem lado, e quase sempre o lado esquecido, é o lado do negro, pobre, homo, trans e etc! Isso sim me incomoda mais do que qualquer outra coisa. E com toda essa indignação, eu não medi esforços para postar, falar, fazer stories e comentar sobre esse caso. Até que hoje, de maneira sensata e digna, recebo uma ligação do próprio Ronaldo Fraga, pedindo desculpas por não ter entrado em contato anteriormente com a família. Me explicou o que o motivou a fazer tal coleção, e disse que tais itens NÃO SERÃO comercializados e que ainda serão enviados aos meus pais. Que essa atitude dele seja reconhecida. Em tempos de fascismo, ódio, e fake news, agradeço a ele por sua forma de pensar, empatia e sensibilidade em se preocupar com a família mesmo após toda essa repercussão. E que isso sirva de aprendizado e aviso, pra dizer que a família não permitirá a exposição indevida da imagem de Marielle! @fragaronaldo obrigada por sua postura em nos procurar!

A post shared by Anielle Franco (@aniellefranco) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.