Mulheres empreendedoras comandam empresas de manutenção doméstica
Na capital, dois projetos fazem de troca de chuveiro a pintura da casa com foco no público feminino
Em décadas passadas, era comum que os moradores de uma residência se responsabilizassem por tarefas de manutenção como trocar a resistência do chuveiro ou instalar uma torneira. Em anos mais recentes, com as dificuldades impostas pelo crescimento da metrópole, proliferaram os chamados “maridos de aluguel”, profissionais especializados que executam esses serviços.
+ Vídeo registra mulher reagindo com chutes e pontapés após ser assediada
A novidade é que já existem negócios cujas funções são desempenhadas apenas por mulheres, dirigidos especificamente a clientes femininas. A oferta surgiu como forma de atender moradoras que se sentem constrangidas de permanecer sozinhas em casa comum homem estranho.
+ Estudantes relatam série de abusos sexuais próximos à PUC
Essas empresas cobram em torno de 50 reais pela primeira hora de trabalho, valor 60% mais baixo que a média dos concorrentes masculinos do mercado. Pelo menos duas iniciativas do tipo surgiram na capital desde agosto do ano passado. A primeira foi a M’Ana (tel. 94400-0863), que oferece de troca de tomada a pintura. Um mês depois apareceu a Manas à Obra (tel. 97575-5097). Seu logotipo é inspirado no pôster “We can do it!”, criado na II Guerra Mundial e considerado ícone feminista.