Clique e assine por apenas 5,90/mês

Alunos da USP vendem manual com ofensas a calouros

Material é assinado pelo Centro Acadêmico Luiz de Queiroz e pela Comissão de Integração da Esalq, de Piracicaba

Por Estadão Conteúdo - Atualizado em 5 dez 2016, 12h43 - Publicado em 10 mar 2015, 11h08

Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, venderam um “manual de calouros” com mensagens ofensivas e de apologia ao consumo de álcool no início do ano letivo na instituição. O material integra o “kit bixo”, que também inclui um ingresso para a festa dos calouros da Esalq e traz hinos como: “É pinga, cerveja e chope no barril / As nossas buc… são as melhores do Brasil”.

+ Estudante morre após cair do 3º andar de faculdade

O professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq Antonio Almeida, que estuda o trote nas universidades há quatorze anos, foi quem relatou a prática. Ele deve fazer denúncia formal à unidade ainda nesta terça-feira (10). A Esalq afirma que tem conhecimento do manual e abrirá sindicância para apurar quem são os autores. A escola ressalta, no entanto, que não patrocinou o material nem esteve envolvida com sua produção editorial e gráfica.

O manual faz apologia do uso de álcool e convida os novos alunos para uma “maratona”, competição de ingestão de bebidas alcoólicas semelhante àquela em que morreu Humberto Moura Fonseca, de 23 anos, estudante da Unesp, em Bauru.

+ Confira as últimas notícias

O manual é assinado pelo Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq) e pela Comissão de Integração – grupo de alunos responsável pelos eventos para os calouros. A reportagem procurou o Calq por telefone, e-mail e pelas redes sociais, mas não obteve reposta.

Crime

O corpo do adolescente Gabriel Oliveira Maciel, de 17 anos, foi encontrado em uma vala na zona rural de Viçosa, em Minas Gerais. Ele estava desaparecido desde sexta-feira, após participar de festa de calouros.

Continua após a publicidade
Publicidade