Continua após publicidade

Manifestantes presos em protesto são liberados pela Polícia

Treze pessoas haviam sido encaminhadas a delegacias por desacato ou porte de pedras durante passeata de sexta (16)

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h07 - Publicado em 17 jan 2015, 17h37
Protesto Movimento Passe Livre MPL
Protesto Movimento Passe Livre MPL (Marcus Oliveira/Veja São Paulo/)
Continua após publicidade

 

Todos os manifestantes detidos durante o segundo ato contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo já foram liberados, segundo informa a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ao todo, treze pessoas foram encaminhadas a delegacias por desacato ou porte de objetos como pedras e garrafas.

+ Confira as últimas notícias da cidade

Do total, oito manifestantes foram levados para o 78º Distrito Policial (Jardins) e outros cinco para o 2º Distrito Policial (Bom Retiro), na região central da capital paulista. O protesto contou com a participação de cerca de 3 000 pessoas e registrou menos detenções em comparação ao ato da semana anterior, quando 53 foram presos e cerca de 5 000 participaram.

A exemplo do último protesto, a manifestação também registrou tumultos e confrontos entre adeptos da tática Black Bloc e policias militares. Após um primeiro conflito na Rua da Consolação, que resultou em um detido, uma confusão maior ocorreu na frente da Prefeitura.

Protesto Movimento Passe Livre MPL
Protesto Movimento Passe Livre MPL ()
Continua após a publicidade

Uma garrafa de vidro e duas pedras foram atiradas contra PMs, que revidaram com balas de borracha e bombas de gás e de efeito moral. Agências bancárias, bancas de jornal e orelhões também foram depredados.

O clima de tensão já era notado antes mesmo da concentração na Avenida Paulista. Para evitar o “catracaço” – a entrada sem pagar -, grupos de policiais se postaram desde as 15h nas principais estações de metrô das regiões leste e central. A chuva atrapalhou a formação, que só começou a marchar às 18h30.

+ Protesto do MPL termina em confusão e com manifestantes detidos

A polícia revistava pessoas com máscaras e apreendia objetos, “para evitar vandalismo”. Nas redes sociais, a Polícia Militar voltou a divulgar imagens dos estragos causados por parte dos manifestantes, mas, dessa vez, sem compará-los a nenhuma facção criminosa. “Vândalos quebram vidro da viatura”, dizia uma das postagens replicadas no Twitter e Facebook da corporação.

Continua após a publicidade
Protesto Movimento Passe Livre MPL
Protesto Movimento Passe Livre MPL ()

Já o Movimento Passe Livre (MPL) denunciou a atuação dos policiais em seu site. “Em mais de um momento, cercou manifestantes desarmados e isolados espancando-os coletivamente sem qualquer justificativa e sem que esses manifestantes representassem qualquer ameaça”, escreveu.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.