Lula ficará preso em presídio de Tremembé, no interior de SP
Desde abril de 2018, ex-presidente cumpria a pena de 12 anos e 1 mês de cadeia na sede da Superintendência de Curitiba
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será transferido para a Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo.
Até então, Lula estava preso na sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba desde 7 de abril de 2018. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão no processo do caso tríplex do Guarujá, no litoral.
A decisão de encaminhar Lula para o presídio Dr. José Augusto César Salgado foi decretada nesta quarta-feira (7) pelo juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, coordenador do Departamento de Execuções Criminais (Decrim) do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O encaminhamento foi dado pouco tempo depois de a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, ter acolhido um pedido da defesa de Lula e autorizado a transferência do ex-presidente para um presídio no Estado de São Paulo.
Por meio de nota, o PT afirmou que a transferência do ex-presidente é “um gesto de perseguição a Lula, ao negar-lhe arbitrariamente as prerrogativas de ex-presidente da República”. O partido ainda exige que a segurança pessoal do líder político seja garantida pelo Estado Brasileiro “até que os tribunais reconheçam a sua inocência, a parcialidade da sentença de Moro e a ilegalidade da prisão”.