Livraria Cultura do Conjunto Nacional reabrirá, diz empresa
A unidade paulistana da rede foi fechada na segunda (26)
A Livraria Cultura retornará “em breve” suas atividades, diz um comunicado postado pela própria empresa em suas redes sociais. Atendendo a um pedido da rede, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu, em uma liminar, a falência da empresa que foi decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Com essa liminar do ministro Raul Araújo, concedida na quinta (29), a loja do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, fechada na última segunda (26), poderá ser reaberta. O TJ-SP ainda precisa ser notificado da decisão, que deve ser publicada no dia 3. A Livraria Cultura deve reabrir no dia seguinte.
Desde 2015, o estabelecimento vem enfrentando uma forte crise financeira. A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que decretou a falência da loja, apontou que a empresa não cumpriu com uma série de combinados para que a recuperação judicial acontecesse. A livraria foi fundada em 1969 por Eva Herz. Atualmente, apenas a unidade de Porto Alegre da Livraria Cultura segue em funcionamento.