Continua após publicidade

Justiça determina multa de 1 milhão por dia para novas greves do Metrô

Decisão é liminar; sindicato, que pede aumento salarial para a categoria, tem nova assembleia marcada para a próxima semana

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 Maio 2021, 17h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O juiz Fábio de Souza Pimenta concedeu uma liminar após o Metrô mover uma ação contra o Sindicato dos Metroviários. Uma multa de 1 milhão de reais por dia foi estabelecida caso a entidade volte a decretar greve na capital paulista.

    Publicidade

    O magistrado afirma, no texto da decisão, que “nenhuma situação de desconformidade salarial é razoável para justificar paralisação que coloque a população em risco [durante a pandemia da Covid-19]”. O texto diz ainda que a paralisação é capaz de “agravar sobremaneira a disseminação do vírus […] entre a população que, sem a opção desses serviços de transporte, tenderá a se aglomerar em pontos de ônibus, dentro de coletivos ou por meio de transportes alternativos”.

    Publicidade

    Na terça-feira (18) o Sindicato decidiu pela greve na quarta (19), que paralisou as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3 Vermelha e 15-Prata do Metrô. Após assembleia naquele mesmo dia, decidiu pela retomada dos trabalhos nesta quinta (20). O sindicato marcou nova assembleia para a categoria na próxima terça-feira (25).

    O Tribunal Regional do Trabalho ofereceu um reajuste de 7,79% de aumento no salário e no vale-alimentação mas a sugestão não foi aceita pelo Metrô. A companhia oferecer adiantar o pagamento da participação nos lucros e abono salarial, proposta que foi rejeitada durante votação.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em nota para a imprensa, o Sindicato demonstrou surpresa “com a liminar, com a greve suspensa, de um juiz da Fazenda Pública, uma vez que nosso processo está sendo acompanhado, deliberado e mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho. A greve é um direito constitucional”.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.