Avatar do usuário logado
OLÁ,

Justiça determina que alunos da PUC em paralisação desocupem prédio

Decisão impõe multas de até 100 000 para os universitários que continuem a ação e autoriza uso de força policial

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 Maio 2025, 14h48
puc-sp-ocupacao-predio
Alunos reivindicam melhorias estruturais na universidade além de iniciativas para permanência  (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

A 41ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo acatou o pedido liminar da Fundação São Paulo, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP), para desocupação de parte do prédio da instituição, localizado em Perdizes, por estudantes que estão em protesto.

O protesto começou na quarta-feira (21), quando alunos ocuparam parte do campus colocando barricadas com cadeiras e mesas para reivindicar redução das mensalidades, implementação de um currículo antirracista, fortalecimento da permanência estudantil e diminuição dos valores do restaurante universitário.

Na decisão, o juiz Marcelo Augusto Oliveira afirma que não há amparo legal para a ocupação e restrição do direito de ir e vir dos professores, alunos e funcionários. O documento ainda determina multas de 5 000 reais até 100 000 reais para os estudantes que seguirem com a ação, além de autorizar o uso de força policial.

O Centro Acadêmico 22 de Agosto se manifestou após a determinação oferecendo apoio jurídico aos universitários processados na ação ajuizada pela Fundação São Paulo. A entidade organizou um plantão excepcional de aconselhamento com advogados que começou às 20h desta sexta-feira (23) nas dependências da universidade.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.